Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 03 Pesquisas evidenciam papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

Clientes

Pesquisas evidenciam papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

Mar 19, 2012

Pesquisas recentes relacionadas à educação mostram que bibliotecas escolares de diversos países têm hoje um papel que vai muito além de um espaço de promoção de leitura. Elas são, principalmente, espaços de aprendizagem. Mas tal espaço deve ser adequado a esse propósito e os bibliotecários precisam realizar ações mais efetivas na orientação dos estudantes, assim como na implementação e no aperfeiçoamento de práticas escolares dentro das bibliotecas. Para subsidiar bibliotecários e educadores nessa tarefa, Bernadete Campello compila em 'Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática', lançamento da Autêntica Editora, inúmeras pesquisas desenvolvidas em várias universidades, que evidenciam como a biblioteca escolar pode fazer diferença na escola.

A obra contribui para que bibliotecários e educadores estabeleçam e aperfeiçoem práticas que tornem a biblioteca também um espaço de aprendizagem. Mostra que uma prática baseada em evidências, ou seja, embasada em resultados de pesquisas sobre bibliotecas escolares e a subsequente reflexão sobre eles, pode proporcionar ideias inovadoras que apurem as práticas educativas de bibliotecários.

Os seis capítulos que compõem a obra descrevem estudos sobre a biblioteca escolar realizados por pesquisadores de universidades de quatro países: Estados Unidos, Suécia, Austrália e Canada. Realizados no período de 2002 a 2010, foram publicados originalmente no periódico School Libraries Worldwide e abrangem pesquisas sobre como a biblioteca ajuda na aprendizagem dos estudantes, como o estudante constrói significados da biblioteca escolar, como o diretor da escola percebe a biblioteca escolar e o bibliotecário, quais elementos favorecem a colaboração entre bibliotecários e professores, o trabalho colaborativo no desenvolvimento de habilidades informacionais e aquisição de habilidades informacionais desde a educação infantil, além de um panorama sobre as tendências da pesquisa sobre biblioteca escolar.

A proposta da autora é que, a partir dessas pesquisas, novas ideias inspirem os profissionais a investigar a realidade da biblioteca escolar no Brasil, descobrindo evidências que permitam ampliar o seu papel educativo.

Clique aqui para ler capítulo inicial do livro.

Sobre a autora (compiladora) - Bernadete Campello é mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde coordena o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. Seus interesses estão voltados para biblioteca escolar e fontes de informação. Já publicou pelo Grupo Editorial Autêntica as obras Letramento informacional - Função educativa do bibliotecário na escola, A biblioteca escolar - Temas para uma prática pedagógica, Como usar a biblioteca na escola - Um programa de atividades para o ensino fundamental, Introdução às fontes de informação e Como orientar a pesquisa escolar - Estratégias para o processo de aprendizagem.

Título: Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática
Autora (compiladora): Bernadete Campello
Número de páginas: 144
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7526-593-2

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom