Clientes
Autêntica Editora lança infantil inédito de Bartolomeu Campos de Queirós
Apr 16, 2012
Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) foi um dos mais consagrados autores nacionais de literatura infantil. Detentor de diversos prêmios, foi condecorado mais de uma vez com o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, a maior e mais importante premiação do país, e com o Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infanto e Juvenil, além de ter sido finalista no prestigioso prêmio internacional da literatura infantil, o Hans Christian Andersen, em 2010. Falecido em janeiro deste ano, Bartolomeu tinha ainda alguns livros no prelo. A primeira obra póstuma chega agora, pela Autêntica Editora: 'A filha da preguiça'.
Após uma gravidez que durou longos e difíceis sete anos e sete meses e uma barriga descomunal, a menina nasceu – na noite de São João, a mais longa do ano. Demorou três anos para chorar. Era a própria encarnação da preguiça: desde o ventre da mãe até a idade adulta, tudo nela era lento, desanimado, modorrento. Aprendeu a falar aos dez anos; para aprender as letras do alfabeto, demorou vinte e seis meses... Não tinha ânimo para nada. Falar, andar, aprender, brincar, nada a interessava. Diante de tanta falta de motivação, os pais a levaram a vários médicos em busca de explicações. Mas o resultado também foi preguiçoso: só o tempo poderia dizer qual era o problema da pequena preguiçosa. Essa condição acabou por contaminar o pai e a mãe, levando-os a tomar uma importante decisão.
Prosa poética da melhor qualidade, carregada de reflexões sobre a vida, o ser humano, o estar no mundo, marca registrada do autor.
Sobre o autor - Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) viveu sua infância em Papagaio, cidade localizada no centro-oeste de Minas. Com formação nas áreas de educação e arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 70, teve destacada atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação e para o Ministério da Educação. Participou do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Foi também co-fundador do Movimento por um Brasil Literário. Suas obras alcançam mais de 40 livros publicados no Brasil, vários deles traduzidos e editados em outros países.
Sobre a ilustradora - Artista plástica e ilustradora, Marta Neves vive e trabalha em Belo Horizonte. Utilizando técnicas variadas, seu repertório vai desde o bordado e o desenho, passando por imagens digitalizadas a vídeo, até a instalação e a performance. Na ilustração, espelha sua criatividade a cada publicação, nunca se repetindo.
Título: A filha da preguiça
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustração: Marta Neves
Formato: 21 x 24 cm
Número de páginas: 32
Preço: R$ 29,00
Faixa etária: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-7526-609-0
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.