Clientes
Clássico de Voltaire ganha nova edição para jovens e adultos
Apr 26, 2012
Inspirado nas 'Viagens de Gulliver', de Jonathan Swift, o filósofo francês Voltaire escreveu, em 1752, esta que é considerada uma das primeiras obras de ficção científica e uma das primeiras a cogitar sobre possíveis visitas de extraterrestres ao nosso planeta. 'Micrômegas', obra filosófica das mais importantes na literatura clássica universal, ganha agora nova edição pela Autêntica Editora, em tradução de Maria Valéria Rezende e com ilustrações de Diogo Droschi.
Micrômegas, personagem que dá nome ao livro, é um ser gigantesco, habitante de um planeta que gira em torno da estrela Sirius. Um ser tão grande quanto inteligente que, recém-saído da infância, escreve um livro sobre animais dissecados. A obra lhe traz grandes problemas, sendo questionada pelo teólogo oficial de seu país. O livro vem a ser censurado por juristas que nem ao menos o leram e Micrômegas, condenado a sumir por 800 anos. Decide, então, viajar pelo universo. Chegando a Saturno, faz um amigo que o acompanha até a Terra.
Aqui, os dois gigantes têm uma curiosa conversa com filósofos que viajam num navio, seres tão pequenos que podiam ser vistos somente através de um diamante improvisado como microscópio. Nessas conversas, os pequenos homens surpreendem os dois visitantes por serem tão pequenos e, ao mesmo tempo, tão sábios e ignorantes: os terráqueos possuem grande capacidade de conhecer e dominar o que os rodeia, mas o que está dentro deles nem sempre é conhecido ou compreendido.
Nessa conversa, o leitor pode encontrar importantes pontos da filosofia de Voltaire em linguagem simples, recheada de ironia e humor. Estão presentes na obra temas como a permanente insatisfação do ser humano, que sempre quer mais do que tem, em busca de uma felicidade inalcançável; a capacidade humana de ser ao mesmo tempo tão grandiosa e tão insignificante; sua vocação para a autodestruição por meio de guerras sem nenhum sentido e da maneira como destrói seu próprio habitat natural; sua arrogância, pois se vê como o centro do universo, e a não aceitação do diferente, do outro. Uma obra do século XVIII que trata de questões ainda hoje extremamente atuais.
Merecem destaque as ilustrações de Diogo Droschi: colagens de gravuras clássicas, os clichês de imagens antigas trazem uma releitura de informações enciclopédicas sobre o homem e o espaço, bem dentro do estilo racionalista do século. XVIII. Impresso em duas cores, preto e azul, o pantone metalizado do azul dá ao livro uma dimensão ao mesmo tempo clássica e moderna.
Sobre o autor - Voltaire foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo francês. Tornou-se conhecido pela defesa perspicaz e espirituosa das liberdades civis, inclusive a liberdade religiosa e o livre comércio. É uma das grandes figuras do Iluminismo, e suas obras influenciaram pensadores importantes.
Sobre a tradutora - Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, na cidade de Santos, SP, onde viveu até os 18 anos, Em 1976, mudou-se para a Paraíba, onde vive até hoje. Formada em Pedagogia e em Língua e Literatura Francesa, e mestre em Sociologia; freira missionária, trabalhou durante 20 anos como educadora em movimentos e organizações populares urbanas e rurais e na formação de educadores. Em 2001, começou a publicar ficção e poesia para adultos, jovens e crianças, tendo recebido importantes prêmios nessa área.
Sobre o ilustrador - Diogo Droschi nasceu em 1983, em Belo Horizonte, MG, onde ainda vive. É formado em Design Gráfico pela UEMG e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Pela Autêntica Editora, ilustrou os livros Histórias daqui e d’acolá, Vagalovnis, Desenrolando a língua – Origens e histórias da Língua Portuguesa falada no Brasil e Ouro dentro da cabeça.
Título: Micrômegas – Uma história filosófica
Autor: Voltaire
Tradução: Maria Valéria Rezende
Ilustração: Diogo Droschi
Número de páginas: 64
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 29,80
ISBN: 978-85-65381-01-7
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom