Clientes
Marilia de Dirceu tem sua história recontada em romance biográfico
Apr 20, 2012
Maria Dorothea Joaquina de Seixas se tornou figura emblemática pelos versos escritos por seu grande admirador, o poeta símbolo do Arcadismo, Thomaz Antônio Gonzaga (1744-1810), na obra 'Marília de Dirceu'. Muito do que se sabe sobre essa musa inspiradora consta nas palavras do poeta que, entre decassílabos e redondilhas, homenageou a força dessa mulher fascinante. Baseada na biografia histórica 'Maria Dorothea – A musa revelada', de Alexandre Ibañez, a Editora Gutenberg apresenta agora uma nova face dessa importante personagem de nossa história, no romance biográfico 'Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII', escrito por Staël Gontijo.
Tendo como pano de fundo a Inconfidência Mineira, a obra busca mostrar outra face desta mulher marcante, à frente de seu tempo, que sofreu – e superou – os preconceitos de sua época: o sexual, como uma mulher que viveu 85 anos de um século que se pautou pelo machismo; o social, como noiva de um inconfidente, e depois como solteirona reclusa em seu mundo de perdas; e o religioso que a confinou à solidão de uma vida casta. Passando por cima de tudo isso, realizou com dignidade rara uma ascensão estável naquela sociedade paternalista e foi considerada uma celebridade de quem até o imperador quis beijar a mão.
A história tão misteriosa de Maria Dorothea se perdeu entre a tradição oral e a dúvida se não era apenas uma lenda, já que não existem diários ou documentos de fontes primárias que provem sua existência. Diante do obstáculo da escassez de dados, a autora mergulha no pequeno vilarejo de Vila Rica, como ela explica na introdução ao livro: “Ao moldar versos à pesquisa histórica, encontrei uma Vila Rica pululante, onde pude ouvir o trote dos cavalos adentrando nas vielas; as carruagens rangendo desesperadas na fuga de ladrões sedentos de ouro. Caminhei por praças abarrotadas de sinhás em seda e tafetá, refresquei-me em chafarizes ornados de escravas buliçosas. Senti os aromas pitorescos do fogão a lenha, aquecido pela marcação dos sinos. Lastimei o açoite de escravos ao raiar do dia, e os segredos de alcova que as noites encobriam”.
Debruçando-se em uma sociedade que chegou a ser comparada com Londres e França de sua época, Staël Gontijo nos encanta com a complexidade desta personagem em um relato claro e verdadeiro sobre o caráter e a evolução pessoal da mineira que ganhou uma das mais apaixonadas poesias de todos os tempos.
Alexandre Ibañez nasceu em São Paulo, capital, é membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, professor e pesquisador biógrafo de Maria Dorothea, a Marília de Dirceu, e Thomas Antonio Gonzaga. Conheceu a história e a obra Marília de Dirceu ainda menino em São Paulo, quando estudava no Ensino Médio. Passados alguns anos, estudou Sociologia, Administração de Marketing e um MBA em Gestão de Negócios. Logo que formou-se passou a dar aulas de História e Geografia. Lecionou por oito anos. Então, com a pretensão de complementar os estudos, foi para Europa. Alguns anos depois, de volta ao Brasil, retomou sua paixão pela história de Marília de Dirceu e, a partir de uma longa pesquisa, escreveu a biografia Maria Dorothea – A musa revelada.
Staël Gontijo nasceu em Bom Despacho, Minas Gerais. Escritora e jornalista, é autora de romances, documentários e de contos. Seu primeiro livro Cogumelo de Espuma (2008) já teve os direitos de publicação vendidos na Espanha (Incógnita Editorial) e nos Estados Unidos (Portfolio GM). Em 2011 foi premiada com o conto “Jardin des Âmes” pelo prestigiado Institut Litteráire – Sorbonne Nouvelle (Universidade Sorbonne).
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Título: Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII
Autora: Staël Gontijo
Número de páginas: 240
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,80
ISBN: 978-85-65383-17-2
Lançamento de Marília de Dirceu em Belo Horizonte
Data: sábado, 28 de abril, a partir das 11h
Local: Livraria Café com Letras
Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi – Belo Horizonte (MG)
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom