Clientes
Menina descobre a ternura e o perfume que podem existir em um nome
Jun 14, 2012
“Aposto que você não gostaria de se chamar Hermengarda. E se tivesse esse destino, ia torcer muito pra que um apelido bem charmoso pegasse em você.” Quem fala isso é uma menina que escapou de se chamar Hermengarda, o mesmo nome da bisavó. Ela conta, em 'Cheirinho de talco', lançamento da Autêntica Editora, uma emocionante história sobre um tema difícil de ser tratado com crianças: a morte. Com uma narrativa sensível e ilustrações expressivas, Aline Abreu traduz o que é perder alguém querido pelos olhos de uma garotinha.
A história começa com o nascimento da protagonista que, por pouco, não herdou o nome da bisavó. Foi a velha Hermengarda, mais conhecida como Sinhá, quem provavelmente dispensou a honra de ser homenageada e acabou por tirar um fardo das costas da bisneta. Quando maior, a menina vai à escola e tem que lidar com outro nome estranho: o colega Webbertson era até ignorado por ela, só porque seu nome era difícil de falar e, na escola, quando alguém fala o nome errado, todo mundo ri. Mas é por conta de uma conversa sobre a origem do nome de Webbertson que os dois se tornam amigos, até mesmo depois que o menino se muda para outra cidade.
Tudo vai bem na vida de nossa personagem-narradora, até que uma triste notícia chega para sua família: a bisavó Hermengarda morre, deixando a menina desolada. Com o passar do tempo, os gostos e os cheiros de sua bisavó ajudam a matar aquela dolorida saudade que parece que vem para ficar. A menina resgata a presença de Sinhá nas pequenas coisas e descobre um novo jeito de lidar com a situação.
As ilustrações da própria autora são feitas com papéis “amarelados, guardados havia tempos, amassadinhos como as memórias entocadas bem dentro da gente”. Ela usa a técnica de monotipia: passa tinta numa placa de vidro, coloca um papel fino sobre ela e faz os desenhos com uma caneta sem tinta. Depois que a tinta seca no papel, continua o trabalho com pintura e colagem para criar imagens que traduzem os sentimentos colocados em sua história.
Sobre a autora e ilustradora - Aline Abreu é paulista. Estudou na FAAP, em São Paulo, e atualmente mora no interior do estado. Foi ouvindo as histórias da família que descobriu a vontade de ser escritora. Mas também dançou balé, tocou violino, fez teatro...Tem vários títulos publicados; este é seu primeiro livro pela Autêntica.
Título: Cheirinho de talco
Autora e ilustradora: Aline Abreu
Número de páginas: 36
Formato: 21 x 24 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-65381-23-9
Faixa etária: a partir dos 8 anos
Mais informações sobre os livros publicados pela Autêntica Editora estão disponíveis no Portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom