Clientes
Expert em finanças desvenda o funcionamento das grandes fraudes
Jul 02, 2012
Especialista finlandês explica o mecanismo dos golpes mais comuns, como o colarinho branco, o esquema das pirâmides, os paraísos fiscais e as fraudes corporativas a partir dos dez maiores golpes da história
Desde que foi inventado, há pelo menos 2.500 anos, o dinheiro tem sido fraudado. Naturalmente, o ritmo aumentou na medida em que os países foram ficando mais ricos, e os negócios – e negociatas – financeiros, cada vez mais globais e complexos. Em Golpes bilionários: como os maiores golpistas da história enganaram tanta gente por tanto tempo, o renomado especialista em finanças finlandês Kari Nars analisa esses crimes, detalhando as dez maiores fraudes financeiras da história. Best-seller internacional, o livro chega agora ao Brasil pela Editora Gutenberg, e serve tanto para ajudar os incautos a se precaverem como para desvendar os mais complexos esquemas de colarinho branco.
Ao longo de nossa história, vigaristas financeiros sem escrúpulos tornaram-se mundialmente reconhecidos por suas investidas contra vítimas ingênuas. O incrível esquema da pirâmide fraudadora de Bernard Madoff, que rendeu ao investidor 65 bilhões de dólares, arruinou milhares de americanos, enganando inclusive celebridades, e o golpe do falsário austro-húngaro Victor Lustig, que conseguiu vender a Torre Eiffel por uma mala de dinheiro a um comerciante de sucata parisiense, são alguns exemplos dessas ardilosas trapaças, minuciosamente dissecadas pelo autor.
Nars explica, ainda, os métodos utilizados por cada golpista, bem como desvenda o funcionamento das fraudes mais comuns: o colarinho branco, o esquema das pirâmides, os paraísos fiscais e as fraudes corporativas. Nars também responde a questões como: por que as mulheres têm menor tendência ao crime do que os homens?, que tipo de homens são os fraudadores?, como eles conseguem enganar milhares de pessoas ricas e inteligentes?, que tipos de pessoas têm mais chance de ser suas vítimas? E, sobretudo, revela qual a regra de ouro para não se tornar uma próxima vítima: “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é bom demais para ser verdade”.
Sobre o autor - Kari Nars é um dos experts em finanças mais respeitados da Finlândia. Ocupou diversos cargos importantes em bancos de Washington, Londres, Paris e Helsinque. Foi também presidente do Conselho do Banco da Europa por um longo período, além de diretor Internacional do Banco Central da Finlândia, diretor de Finanças do Ministério das Finanças, diretor-executivo do Banco de Helsinque e presidente e membro de vários conselhos empresariais.
Título: Golpes bilionários: como os
maiores golpistas da história enganaram tanta gente por tanto tempo
Título original: Swindling Billions – An Extraordinary
History of the Great Money Fraudsters
Autor:
Kari Nars
Tradução: Lilia Yuri Loman e Pasi Loman
Número de páginas: 216
Formato: 16
x 23 cm
Preço: R$
34,90
ISBN: 978-85-65383-50-9
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker| [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom