Clientes
Linguistas analisam linguagem e leitura dos hipertextos digitais
Jul 23, 2012
As tecnologias digitais mudaram radicalmente as formas de comunicação, leitura e escrita. É sobre esse tema tão atual que trata o livro 'Hipertextos na teoria e na prática', resultado da reunião de trabalhos de seis pesquisadores em estudos linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), agora lançado pela Autêntica Editora. Organizado por Carla Viana Coscarelli, da Faculdade de Letras, este “livro 2.0” discute linguagens, leitura, tecnologias e educação e dirige-se ao leitor interessado no tema, seja ele “mais analógico ou mais digital”.
Os artigos que compõem o livro são resultados de pesquisas desenvolvidas com o objetivo de compreender melhor como se dá a leitura de hipertextos digitais, até que ponto ela é diferente da leitura do impresso e que interferências algumas escolhas têm no trabalho do leitor com esse texto que traz links e imagens e que tem uma navegação própria. “Todo texto exige navegação, seja ele uma bula, um jornal, uma revista, um livro, entre outros, e essa navegação é sempre particular e feita em função dos propósitos do leitor”, lembra a organizadora da obra.
Os diversos artigos que integram a obra abordam desde a conceituação teórica sobre o cenário das tecnologias digitais, passando pelos hiperlinks em enciclopédias digitais, pela navegação em homepages e leitura de textos contínuos e descontínuos, até a comparação entre a leitura da interface gráfica e a das páginas e telas de jornais.
O livro integra a coleção Leitura, escrita e oralidade, que já conta com vários títulos voltados ao estudo da leitura e do seu impacto com as novas tecnologias.
Confira aqui capítulo inicial de Hipertextos na teoria e na prática.
Sobre a organizadora – Carla Viana Coscarelli é professora da Faculdade de Letras da UFMG, onde fez mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos. Tem pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California, San Diego. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre a leitura em ambientes digitais e sobre o letramento digital. Publicou vários trabalhos, entre eles os livros Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar e Letramento digital (com Ana Elisa Ribeiro), pela Autêntica Editora, e Oficina de leitura e produção de textos, pela Editora da UFMG. Coordena o Projeto Redigir, que analisa e produz atividades para o ensino de leitura e produção de textos em língua portuguesa.
Título: Hipertextos na teoria e na prática
Organizadora: Carla Viana Coscarelli
Número de páginas: 176
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-65381-51-2
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom