Clientes
Miriam Hermeto lança 'Canção popular brasileira e ensino de história' em Belo Horizonte
Aug 20, 2012
Historiadora propõe utilização da música brasileira como forma de educação sentimental e política de alunos. Evento acontece no próximo sábado, 25 de agosto, às 10h, na Livraria Mineiriana
Cada vez mais o professor é solicitado para incorporar os materiais artísticos e culturais em sua prática docente. Particularmente para o professor de História, essa demanda é ainda mais intensa, pois a canção popular é um dos documentos históricos mais expressivos do século XX, consagrado como o “século da canção”. Em Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos, da historiadora Miriam Hermeto, lançamento da Editora Autêntica, os professores do ensino médio encontram um guia de como incorporar a canção como material gerador de aprendizado e fonte de conhecimento histórico.
Vários desafios se colocam ao professor que pretende usar a música como depositária da memória oral brasileira: qual gênero ou tipo de música deve ser analisado em sala de aula? Como enfrentar a questão da linguagem musical, na qual raramente o professor tem formação? Como lidar com as diferenças entre as escolhas dos professores e o gosto musical dos alunos? Onde obter fonogramas antigos e fora do mercado, para que o trabalho escolar não seja a mera continuidade do que se ouve na mídia? Problemáticas e perspectivas que parecem tão complexas e intransponíveis são abordadas por Miriam Hermeto de maneira clara e direta, apostando no diálogo com o professor, visto como interlocutor fundamental para que a escola, sobretudo a escola pública, reconquiste seu papel na sociedade.
No intuito de alargar a compreensão da canção popular brasileira para além de “ilustração de um tempo”, a autora começa com uma análise sobre a sua dupla dimensão. “A um só tempo, esse produto cultural pode ser pensado como objeto e fonte para a educação histórica no ensino médio”, explica. A partir de uma reflexão teórico-prática, a obra aborda também da produção ao consumo no circuito das comunicações, passando pela trajetória histórica da canção popular brasileira, finalizando com sua relação ao ensino de História. No final, há dicas, exercícios e indicações bibliográficas tanto para os educadores aprimorarem a forma de se relacionar com a música, como para os educandos aprenderem a usar esse objeto de estudo como fonte de informação para o desenvolvimento de conhecimento.
O livro inaugura a Coleção Práticas Docentes, que em breve contará com outros títulos dirigidos a professores do ensino médio: Conhecimento e imaginação - Sociologia para o Ensino Médio e Estética Filosófica para o Ensino Médio.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre a autora - Miriam Hermeto é professora do Departamento de História da FAFICH/UFMG, com doutorado nessa área de conhecimento e mestrado em Educação, ambos pela mesma universidade. Atuou na educação básica por alguns anos e mantém o foco nesse segmento na formação continuada de professores e produção de materiais didáticos e paradidáticos. Autora e intérprete em projetos de aula-show sobre diferentes temáticas, tem utilizado esse recurso para refletir (e provocar reflexões) sobre as relações entre história e música.
Título: Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos
Autora: Miriam Hermeto
Número de páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-65381-20-8
Coleção: Práticas Docentes
Lançamento do livro Canção popular brasileira e ensino de história em BH
Data: 25/08/2012 - sábado
Horário: 10h
Local: Livraria Mineiriana
Rua Paraíba, 1419, Belo Horizonte (MG)
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom