Bacalhau à brás
É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte: '100 receitas sem leite e derivados', de Sabrina Sedlmayer. São Paulo: Editora Gutenberg, 2012 (pág. 86).
Ingredientes
500 g de bacalhau em lascas e dessalgado
4 colheres (sopa) de azeite
1 k de batatas
7 ovos médios
3 cebolas brancas
1 molho de salsinha fresca
1 xícara (chá) de azeitonas pretas
Óleo suficiente para fritar as batatas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o bacalhau de molho por 12 horas, trocando a água pelo menos quatro vezes.
Descasque as batatas; rale-as no ralo mais grosso. Lave-as com bastante água fria. Escorra-as com cuidado e depois, com ajuda de um pano de prato, torça-as até retirar toda a água. Frite-as em gordura não muito quente e em fogo médio. Escorra.
Feita a batata palha, em uma grande caçarola, refogue a cebola em fogo brando com pouco azeite. Em seguida, adicione o bacalhau desfiado e mexa sem cessar para que ele fique impregnado de azeite.
Todas as etapas agora devem ser realizadas somente quando estiver perto de servir o prato.
Bata os ovos com um garfo e tempere-os com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Ainda com a panela no fogo, adicione a batata palha e junte os ovos ao bacalhau e às batatas. Mexa a mistura até que verifique que os ovos estão em creme e cozidos. Quando atingirem este ponto, acrescente as azeitonas pretas e polvilhe com muita salsinha.
Dica gourmet
O segredo deste prato simples do cardápio português (também conhecido como Bacalhau Dourado ou Bacalhau à Lisbonense) é a rapidez com que os ovos se misturam com os outros ingredientes. Uma boa frigideira ou uma caçarola de fundo grosso são utensílios ideais para a sua elaboração.
Para mais informações sobre este livro, clique aqui.