Clientes
Autêntica Editora completa 15 anos com projetos inéditos
Sep 17, 2012
No dia 17 de setembro de 1997, foi lançado o primeiro livro da Autêntica Editora. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com livros nas áreas de Ciências Humanas, obras clássicas de ficção e não-ficção e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos.
Em comum, as três editoras mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana. Para Rejane Dias, editora executiva do grupo, as perspectivas para o futuro são promissoras. “Cada editora do grupo tem uma identidade própria, o que deverá ser cada vez mais consolidado, com produções dirigidas a cada um de seus focos de atuação”.
Autêntica Editora
Com 15 anos de existência, a Autêntica conta com mais de 600 publicações em seu catálogo. Durante esse período, a Editora tornou-se reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas.
Nos últimos anos, a Editora passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como Diários de Llansol, da portuguesa Maria Gabriela llansol, Mrs Dalloway, de Virginia Woolf, em edições luxuosas, e lançou a Coleção Mino, "feita de pequenas, deliciosas e delicadas jóias raras", destaca Rejane, como O pintor da vida moderna, de Charles Baudelaire, e O casaco de Marx, de Peter Stallybrass. O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Literatura Brasileira e Estrangeira, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros.
“A editora também assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores”, explica Rejane. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) de Ética, de Spinoza, o Vocabulário de Foucault, do argentino Edgardo Castro e recentemente lançou a Coleção Filô, com autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Walter Benjamin, a Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. "A Coleção Filô é o projeto mais importante da editora para os próximos anos e que merecerá mais investimentos. Estamos planejando em torno de 10 a 15 livros novos por ano só nessa coleção", anuncia a editora.
Além dessas iniciativas, publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram seu catálogo.
Literatura Infantil e Juvenil
Com o lançamento, em 2008, do selo infantil, a Autêntica passou a publicar títulos cuidadosamente pensados para as crianças: lúdicos, atraentes e em linguagem adequada. Já são quase 70 livros no catálogo – obras cujos princípios éticos são principalmente o diálogo criativo e coerente com o mundo e o enriquecimento intelectual, afetivo, emocional, sempre permeados por valores humanos e cidadãos.
“Prova de que a seleção vem sendo criteriosa é que diversos livros do selo já foram contemplados em lista de compras de Secretarias de Educação de vários estados brasileiros e selecionados pelo Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PNBE)”, explica a editora executiva. Ela também lembra que as obras No risco do caracol e O tamanho da gente ganharam o Prêmio Jabuti: a primeira em 2009, como segundo melhor livro da categoria infantil; a segunda em 2010, como a terceira melhor ilustração de livro infantil ou juvenil.
“O selo juvenil ganhou este ano reforço considerável com a publicação de títulos clássicos e contemporâneos, que vão desde Cuore, do italiano Edmondo de Amicis (1886) e Micrômegas, do francês Voltaire (1752) até O avô mais louco do mundo, do autor uruguaio Roy Berocay, e O que você vê? – uma conversa filosófica, da francesa Marie José Mondzian, entre vários outros. “E já estão previstas muitas novidades para 2013”, adianta.
Compromisso com a educação
Além de investir na qualidade de suas publicações e no compromisso com seus leitores, a Autêntica se firma como uma editora aliada a educadores, pesquisadores e demais envolvidos com a educação em suas várias vertentes.
Por meio de coleções como Biblioteca Universitária; Ensino de Filosofia; Conversas com o Professor; Pensadores & Educação; Temas & Educação; Linguagem e Educação; e Literatura e Educação, a Editora segue fortalecendo, cada vez mais, seus canais de comunicação e aumentando sua fatia de participação no mercado editorial brasileiro.
Consolidou-se como uma das editoras que mais tem sucesso em vendas governamentais, inclusive no PNBE do Professor. Em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Editora Autêntica publica a revista eletrônica Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, disponível gratuitamente em seu site.
Editora Gutenberg
A Gutenberg foi criada em 2003, inicialmente como um selo, para abarcar livros de interesse geral e de ficção, cujos perfis não se encaixavam na Autêntica. Atualmente tem em seu catálogo mais de 70 títulos, com destaque para a série infantojuvenil Fazendo meu Filme, da escritora Paula Pimenta, grande sucesso em todo o Brasil.
Em 2012, a Editora lançou dois livros de Paula Pimenta, autora que definitivamente conquistou leitores de todo o país, com o último volume da saga Fazendo meu Filme, que já vendeu mais de 150 mil exemplares, e o livro de crônicas Apaixonada por palavras. “Para 2013, estão previstos novos livros de Paula Pimenta, como a continuação de sua série Minha vida fora de série”, adianta Rejane.
Dentre as prioridades atuais da Gutenberg estão a consolidação do catálogo infantil, que já conta com diversos títulos, como as séries Agente Amélia, As aventuras de Daniel Boom, Os Arquivos Geniais e Vordak, O Incompreensível, o apoio à literatura nacional, com o compromisso de revelar novos talentos nas mais diversas áreas (fantasia, romance, distopia, thriller, suspense, chick-lit), investimentos no segmento jovem-adulto e adulto (a partir de 16 anos). “Além de Paula Pimenta, a Gutenberg está lançando romancistas como Enderson Rafael, Leila Rego, Clarissa Corrêa e Staël Gontijo, além de autores de literatura fantástica nacional, como Douglas MCT, Felipe Castilho, Julien De Lucca e MJ Macedo”, elenca.
Ainda para este mês de setembro, a Gutenberg deve lançar outros títulos de não-ficção, como Um século de Paulo Gracindo, o eterno Bem-Amado, escrito por Gracindo Júnior e Mauro Alencar, que traz à tona a história de um dos maiores atores da história do Brasil; e Não é coisa da sua cabeça, de Naiara Magalhães e José Alberto de Camargo, que apresenta um guia sobre transtornos emocionais, como depressão, síndrome do pânico, dependências, entre outros. “Teremos ainda obras nas áreas de história, política, ciência, cultura pop, memórias, curiosidades & entretenimento e correlatas”, promete.
Editora Nemo
O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, foi criada a Editora Nemo. “A proposta inicial da Nemo, de reunir nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades, vem sendo seguida à risca”, conta Rejane.
Entre os autores que compõem o catálogo da Editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, autor do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, o sérvio-francês Enki Bilal e o norte-americano Mike Mignola, além de vários talentos dos quadrinhos brasileiros, como Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros, com produções que primam pela qualidade gráfica e artística.
A Nemo acaba também de inovar numa nova seara, com o lançamento da série infantil clássica europeia Boule & Bill, criado pelo belga Jean Roba e agora a cargo de seu assistente Laurent Verron. Com mais de 33 álbuns publicados, tradução em 11 idiomas e 25 milhões de exemplares vendidos, a série faz parte de um novo projeto da Editora, a linha “Quadrinhos para todos”, com HQs a preços ainda mais acessíveis e voltadas para leitores de todas as idades.
O grupo também está investindo no desenvolvimento das versões digitais de alguns de seus títulos para as plataformas iOS (iPhone, iPad) e Android, nas versões português, inglês, espanhol e francês. “Estamos estudando também novos modelos de negócio para o mercado do livro, como a internacionalização do catálogo, a criação de aplicativos e crossmedia”, antecipa Rejane Dias.
Mais informações sobre o Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis em: www.autenticaeditora.com.br
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom