Clientes
Educadora ambiental mostra como promover ações transformadoras em um mundo em desequilíbrio
Sep 03, 2012
A educação ambiental como proposta específica não tem nem cinquenta anos. Surgiu na década de 1970, quando os valores da época, determinados pela ordem econômica e pelo poder da tecnologia, sinalizavam uma ameaça à vida na Terra. Partindo da preocupação de como educar num mundo em desequilíbrio e intervir nos valores consumistas e imediatistas predominantes na atualidade, Ana Masolo apresenta, em 'Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral', lançamento da Autêntica Editora, textos e práticas para reflexões e ações cotidianas, dirigidos a educadores e educandos.
Sua proposta é “ampliar a percepção e a consciência ambiental, provocando novas maneiras de ver, sentir, pensar e agir, comprometidas com a transformação da realidade, tendo em vista a preservação, e não o desfalque da Terra para as futuras gerações”, afirma a educadora ambiental. Ela parte do conceito de ecologia integral, entendida como algo mais amplo do que os fenômenos relacionados à natureza. “O termo vem do grego oikos, que quer dizer casa, ou seja, a casa planetária, a Terra com toda a vida ali existente”, explica, salientando que compreende três dimensões integradas: a ecologia pessoal, a ecologia social e a ecologia da natureza. A educação ambiental na perspectiva da ecologia integral propõe, portanto, o reconhecimento de que “somos todos interdependentes, o ser humano, a sociedade e a natureza”.
O livro é dividido em duas partes: uma para refletir e outra para praticar. Na parte inicial, discute conceitos como valores humanos, consciência e cidadania planetária, direitos humanos, tolerância, conforto, consumismo e reciclagem, entre outros. Na segunda parte, propõe diferentes atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e que buscam estimular a percepção ambiental integral, o autoconhecimento e o respeito a todas as formas de vida. São propostas para uma prática docente sintonizada com as questões ambientais, para que os educadores possam criar um espaço de construção e não apenas de transposição do conhecimento.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre a autora – Ana Mansoldo é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG). É colaboradora da ONG Centro de Ecologia Integral, onde coordena e ministra cursos e palestras sobre Educação Ambiental e Ecologia Integral. É autora dos livros Educação ambiental urbana: reflexão e ação (2005) e Ipês Amarelos: contos (2008), ambos publicados de forma independente, e coautora do Manual do educador ambiental (2001-2002).
Título: Educação
ambiental na perspectiva da ecologia integral
Autor: Ana Mansoldo
Número de páginas: 88
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-65381-49-9
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom