Clientes
Pesquisadores refletem sobre as perspectivas da Educação Matemática
Sep 14, 2012
Vertente da Educação Matemática, a Etnomatemática surgiu em meados dos anos 1970, com base em críticas sociais sobre o ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Sua principal referência é o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Após 40 anos, pesquisas recentes apontam para novas perspectivas e funcionalidades da Educação Matemática em relação a sua política de conhecimento e de ensino. Em ‘Etnomatemática em movimento’, lançamento da Autêntica Editora, as pesquisadoras Gelsa Knijnik, Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo e Claudia Glavam Duarte refletem sobre os rumos para a prática docente na área.
Apoiadas nos filósofos Michel Foucault e Ludwig Wittegenstein, as autoras propõem ideias e formulações para a construção de modelos de escolarização, que incluem conteúdos além daqueles usualmente integrantes do currículo escolar, a partir de análise da situação educacional no país e das novas configurações econômicas, sociais, culturais e políticas do mundo atual.
Em sua primeira parte, o livro revela o que já foi produzido neste campo do conhecimento, evidenciando o que há de comum e particular entre eles. Já na segunda e na terceira partes, a discussão gira em torno das pesquisas realizadas pelas autoras junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul, apresentando exemplos do uso desta perspectiva em distintas conjunturas, que questionam o discurso da matemática comumente praticado nas escolas, e a identificação de jogos de linguagem matemáticos ainda descartados nas práticas pedagógicas.
Conta, em seu final, com uma reflexão sobre as responsabilidades dos educadores e os efeitos da colaboração de estudos e pesquisas para com as práticas escolares, além de uma completa bibliografia voltada aos professores que buscam se aprofundar mais no assunto. A obra integra a coleção Tendências em Educação Matemática, com mais de 20 títulos, que procuram suprir a demanda por textos dirigidos a professores e pesquisadores, estreitando as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários onde se realiza a Educação Matemática.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre as autoras – Gelsa Knijnik é licenciada e mestre em Matemática, com doutorado em Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Fernanda Wanderer é licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação. É professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Ieda Maria Giongo é doutora em Educação, atua no Centro Universitário Univates de Lajeado (RS), em cursos de graduação e no mestrado profissional em Ensino de Ciências Exatas. Claudia Glavam Duarte é doutora em Educação, professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Título: Etnomatemática em
movimento
Autores: Gelsa Knijnik,
Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo e Claudia Glavam Duarte
Número de páginas: 112
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-65381-59-8
Coleção: Tendências em Educação Matemática
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Flavia Santos | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom