Clientes
Especialista no Holocausto faz palestra e autografa na Hebraica
Feb 08, 2013
Marcio Pitliuk bate-papo e autografa 'O homem que venceu Hitler', romance baseado em fatos reais, que discute o preconceito e a tolerância em meio à barbárie. Evento acontece no próximo sábado, 16 de fevereiro, às 14h, na Sala Plenária da Hebraica, em São Paulo.
Duas famílias, duas perspectivas e uma situação histórica: o Holocausto. Narrada por personagens que viveram um dos mais dramáticos acontecimentos do século XX, fatos reais e fictícios se mesclam para reconstruir histórias de vidas em meio à intensa e devastadora invasão do exército alemão nazista à Polônia. O homem que venceu Hitler, lançamento da Editora Gutenberg, do prestigiado escritor e cineasta Marcio Pitliuk, resgata a saga de personagens marcados por encontros, desencontros e reencontros, em que o amor, a traição, o ódio, o medo e a dor se cruzam, para refletir sobre os significados da tolerância e do preconceito.
Em 2004, em São Paulo, a família Kramer dolorosamente se despede de um dos sobreviventes do Holocausto, Chaim Kraimer. Fugido da Polônia ainda jovem, o falecido senhor encontrara no Brasil a chance de reconstruir sua vida. Mas as feridas do passado deixaram marcas em sua família. David, seu filho mais velho, decide, contra a vontade de todos, voltar à Polônia e conhecer esse passado.
Ao resgatar sua história, o romance volta a 1939, na Cracóvia, bela cidade polonesa, no momento da invasão alemã. Donos de uma confecção, a família de Mendel Kramer, do pai de Chaim, perde tudo, inclusive a vida. O jovem, com apenas 15 anos, é o único que consegue sobreviver e vive se escondendo. É então que conhece uma outra vítima da guerra, a bela polonesa Anna Kowalski, católica, 30 anos, que acabara de perder o marido, o soldado Marek. Ela o acolhe e protege. Nasce do encontro uma irresistível atração. Chaim descobre o amor e o sexo. Mas Anna acaba por apresentar comportamentos estranhos que o levam a desconfiar que ela iria denunciá-lo, como o fez sua amiga Sonja, em troca de uma banal recompensa. Ele decide fugir e vem parar no Brasil. Quando seu filho volta à Polônia, Anna já tinha morrido. David descobre então que a mulher que o recebe, uma senhora por volta dos 60 anos, filha de Anna, é ninguém menos que sua irmã.
Baseado em depoimentos reais de sobreviventes do Holocausto, Pitliuk constrói uma narrativa em que intercala ficção e episódios autênticos, em ritmo cinematográfico. Um thriller com profunda fundamentação histórica, que prende a atenção do leitor com recursos estéticos como flash backs e descrições factuais minuciosas. O romance abre as portas para conhecer, por uma perspectiva literária, muito além do que já foi registrado sobre quem viveu a tragédia do Holocausto. Para o publicitário Agnelo Pacheco, que apresenta a obra, “existem livros para você ler, não esquecer e se apaixonar. O homem que venceu Hitler, de Marcio Pitliuk, é um desses raros livros”. Para que nunca nos esqueçamos da barbárie e de que o sentido de alteridade pode estar ao nosso alcance.
Confira aqui capítulo inicial da obra.
Sobre o autor – Marcio Pitliuk é publicitário, escritor e cineasta. Há anos se dedica ao estudo e divulgação do Holocausto. Lançou o livro e o filme Marcha da Vida, que documenta o evento mundial que leva milhares de pessoas todos os anos aos campos de concentração nazistas. Dirige e coproduz o filme Sobrevivi ao Holocausto, previsto para ser lançado em 2013. O homem que venceu Hitler é o seu primeiro romance, escrito a partir de depoimentos que ouviu ao estudar o maior crime da história da humanidade. É de sua autoria os livros Iidiche Mamma Mia, Afagos Amargos e Luz Líquida, e os livros e filmes 100 anos de imigração judaica do leste europeu e 200 anos de imigração judaica do Mediterrâneo.
Título: O homem que venceu Hitler - Um romance sobre tolerância e preconceito
Autor: Marcio Pitliuk
Número de páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-65383-95-0
Palestra e sessão de autógrafos com Marcio Pitliuk em São Paulo
16 de fevereiro (sábado), às 14h
Sala Plenária da Hebraica
Rua Hungria, 1000 - São Paulo (SP)
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Ana Luiza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom