Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 05 Autêntica Editora lança em edição bilíngue “O tempo passa” de Virginia Woolf

Clientes

Autêntica Editora lança em edição bilíngue “O tempo passa” de Virginia Woolf

May 02, 2013

No final de 1926, quando Virginia Woolf terminava a escrita de “Ao Farol”, a Princesa de Bassiano (1880-1963), fundadora e diretora da revista literária francesa 'Commerce' encomendou-lhe um texto para ser publicado no número que sairia no início do ano seguinte. Virginia enviou, então, uma versão da segunda parte do romance, intitulada “O tempo passa”. Mas o texto enviado pela escritora era substancialmente diferente da versão final incorporada em “Ao Farol”. Virgínia Woolf tinha em mente apresentar à revista um texto que tivesse uma certa autonomia. E é esse texto autônomo, publicado originalmente pela 'Commerce' em 1927 e descoberto pelo pesquisador James M. Haule em 1983, que a Autêntica lança em edição bilíngue (inglês-português), pela Coleção MIMO, organizada por Tomaz Tadeu, também tradutor da obra.

Em O tempo passa, Virginia Woolf registra com a passagem do tempo, usando como cenário uma velha casa abandonada em processo de deterioração, outrora casa de verão da família Ramsay antes do falecimento da matriarca. A fiel empregada da família, Sra. McNab, faz o que pode para tentar manter a casa em ordem e em pé, caso a família queira retornar, mas é “uma mulher sozinha em uma casa abandonada”. A escritora conduz o leitor a acompanhar as passagens do tempo e seus efeitos naquele cenário, em meio aos estalos da casa, que sofre com o envelhecimento, agonizando, com uma narrativa poética construída sobre o efeito combinado do tempo medido pelo cronômetro e do tempo medido pelo barômetro.

A edição bilíngue se completa com um ensaio do filósofo francês Michel Serres sobre O tempo passa, a seção central de Ao Farol; um texto analítico de James M. Haule, sobre as diferenças entre a versão enviada à revista francesa e a publicada no livro; além de um posfácio de Tomaz Tadeu. A obra ainda possui imagens que ajudam a compor a obra com pinturas do dinamarquês Jesper Christian Christiansen, inspiradas justamente em “O tempo passa”.

De acordo com Tomaz Tadeu, organizador da obra, essa versão de O tempo passa pode ser lida mesmo por quem não leu Ao Farol, justamente pelas alterações propostas por Woolf na versão enviada à revista francesa: “Virginia tinha em mente apresentar à revista um texto que tivesse uma certa autonomia. Em uma das cartas trocadas com Charles Mauron, crítico literário francês que traduziu ‘O tempo passa’ para a revista, ela chega a se referir ao texto não como uma versão do capítulo do livro a ser publicado, mas como uma ‘história’ autônoma. É justamente essa autonomia que justifica a tradução do texto enviado à revista Commerce numa edição separada, tal como fazemos agora. Como se verá, é realmente possível ler O tempo passa, na versão aqui publicada, como se fosse um texto independente, sem ter lido o livro inteiro.”

Clique aqui para ver uma amostra da obra.

Sobre a autora - Virginia Woolf (1882-1941) nasceu em Londres, Inglaterra. Foi escritora, ensaísta e editora. Tornou-se uma das mais importantes figuras do modernismo na Europa e desempenhou papel significativo dentro da sociedade literária londrina durante o período entreguerras. Tornou-se conhecida com os romances Mrs Dalloway (1925), lançado em tradução pela Autêntica em 2012; Ao Farol (1927), com nova tradução a ser publicada ainda em 2013 pela Autêntica; Orlando (1928); e o ensaio Um Quarto Só Para Si (1929).

Sobre o tradutor - Tomaz Tadeu é Ph.D. em Educação pela Stanford University (1984). É autor de diversos livros, coordenador da Coleção MIMO e tradutor de obras clássicas como a Ética, de Spinoza e O pintor da vida moderna, de Charles Baudelaire, entre outras.

Títulos: O tempo passa
Autora: Virginia Woolf
Organização e tradução: Tomaz Tadeu
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 128
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-8217-153-0

Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom