Clientes
Historiador belga se apropria da história e da antropologia para discutir sobre as noções de identidade nacional
May 14, 2013
Por mais íntimas que pareçam, as noções de identidade e de nação se revelam complexas. Configuradas a partir de emaranhadas representações tanto de imagens quando de ideias, estas noções são intituladas por acadêmicos de “mistério da identidade nacional”. Em 'A identidade nacional, um enigma', obra integrante da Coleção História e Historiografia que acaba de ser lançada pela Autêntica Editora, o renomado historiador belga Marcel Detienne oferece ao leitor um apurado estudo sobre a controversa questão da identidade nacional. Desdobrando seus componentes, o autor elabora analogias entre a história e a antropologia e compara maneiras diferentes de pensar e representar o que parece fazer parte do “senso comum”, tomando como parâmetro sociedades e culturas do passado e do presente.
Para o autor, Antropologia e História são saberes igualmente curiosos por conhecer as sociedades humanas. São também igualmente marcados pela retórica, por contextos políticos e sociais e pelo gênero em que se pensa a análise ou a observação, porém são por vezes ainda desconfiados em suas relações intelectuais e culturais. Conjugando as duas disciplinas, Marcel Detienne apresenta um precioso estudo histórico/antropológico sobre sociedade, nação, nacionalismo e identidade, colocando em cheque as “mitideologias”, ou seja, um misto de mito e ideologia, em especial a de uma França imanente, em que o selo de nacionalismo exclui a mistura interracial, presente enormemente naquele país.
Concebida para atender professores e alunos de história com livros ainda não traduzidos para o Brasil, a coleção História e Historiografia, elaborada pela Autêntica Editora e coordenada pela historiadora e pesquisadora Eliana de Freitas Dutra, conta com nove obras já lançadas. Neste começo de 2013, a editora publicou pela coleção Regimes de historicidade – Presentismo e experiências do tempo, do historiador francês François Hartog. Os outros livros da série são: Doze lições sobre a História, de Antoine Prost, A leitura e seu público no mundo contemporâneo, de Jean-Yves Mollier, Evidência da história – O que os historiadores veem, escrito por François Hartog, História e psicanálise – Entre ciência e ficção, de Michel de Certeau, Lugares para a história, de Arlette Farge, O pequeno X – Da biografia à história, escrito por Sabrina Loriga e Que horas são... lá, no outro lado? –América e Islã no limiar da época moderna, de Serge Gruzinski.
Sobre o autor - Marcel Detienne, historiador belga especializado no estudo da Grécia Antiga, é professor emérito da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, onde começou a lecionar, no Departamento de Clássicos, em 1992. Detienne também tem se dedicado a estudos antropológicos baseados no estruturalismo de Claude Lévi-Strauss. O historiador foi diretor de estudos da École Pratique des Hautes Etudes, na França, onde lecionou até 1998, e também foi um dos fundadores do Centre de Recherches Comparées sur les Sociétés Anciennes, em Paris. Já publicou diversas obras nos campos da mitologia grega e religão, história social e cultural da Grécia arcaica e clássica, e em abordagens antropológicas e comparativas à civilização clássica.
Título: A
identidade nacional, um enigma
Autor: Marcel Detienne
Coleção: História e Historiografia
Tradução: Fernando Scheibe
Número de
páginas: 112
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-8217-126-4
Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom