Clientes
Henrique Oliveira e Hélcio Drumond lançam 'Brasil Beer' na Expocachaça
Jun 03, 2013
Autores autografam durante a Expocachaça, que vai de 6 a 9 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Quem comprar o livro ganha um chope artesanal.
Assim como o feijão com arroz, prato típico do brasileiro, a cerveja é hoje a grande preferência nacional, ostentando o título de bebida alcóolica mais consumida no país. Atualmente, é tratada como alta gastronomia, harmonizada com alimentos. As diversas marcas, estilos e tipos, bem como a devida localização dos fabricantes, empreendedores e cervejeiros estão catalogados no livro Brasil Beer – O guia de cervejas brasileiras, lançamento da Editora Gutenberg, em que os experts Henrique Oliveira e Helcio Drumond reúnem informações detalhadas sobre mais de 450 cervejas e 120 cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais atualmente existentes no país.
A cerveja, entretanto, nem sempre gozou desse status. Durante o período colonial, era proibido produzir cerveja no país, já que Portugal detinha o monopólio sobre o vinho. Além de resgatar a história da cerveja no Brasil, este guia transita por informações básicas, como a Lei da Pureza Alemã e dicas para aguçar os sentidos e degustar a bebida. Passa por questões mais técnicas, como as matérias-primas empregadas, o processo de fabricação e a classificação das cervejas (Lager, Ale, Ale de trigo, entre outras) e desvenda a atividade home brew (cervejarias caseiras) e sua organização. Chega, por fim, a traçar a rota da cerveja regional no Brasil e endereços úteis das cervejarias nos quatro cantos do país. Cada uma das regiões está contemplada com uma cor distinta, facilitando a localização de informações sobre as cidades produtoras, com um serviço completo para os que pretendem conhecê-las, incluindo desde onde se hospedar até serviços de táxi disponível. Um livro, portanto, para ser apreciado “sem moderação”, tanto para quem apenas gosta de um bom copo de cerveja, como para aqueles que querem produzi-la com qualidade. Várias cervejas brasileiras já conquistaram prêmios internacionais e se consagraram como produtos de alta qualidade.
Como afirma, no prefácio da obra, o sommelier internacional de cervejas, Marco Falcone, “sem pretender ser uma enciclopédia ou obra acadêmica, concretiza-se como um compêndio, não só para os que querem se inteirar no momento cervejeiro, mas como um ótimo guia para tours cervejeiros pelo Brasil”. Aqui, o leitor – seja o apreciador ou o mestre – vai conhecer e se surpreender com o vasto e rico universo da bebida mais antiga de todas.
Sobre os autores - Henrique Oliveira é gestor de riscos e pós-graduado em controladoria e finanças. Especialista em cervejas, fundou e presidiu a Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA Mineira). Faz palestras sobre o mercado de cervejas no Brasil e atualmente realiza consultoria financeira em cervejarias. É proprietário da Cervejaria Ave Cesar.
Hélcio Drumond é engenheiro metalurgista com pós-graduação em metalurgia de fundição de metais no Japão. Foi diretor industrial em empresa do segmento siderúrgico e atualmente é um exímio pesquisador do segmento de cervejas, gastronomia e turismo em geral.
Títulos: Brasil Beer – O guia de cervejas brasileiras
Autores: Henrique Oliveira e Hélcio Drumond
Formato: 12,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 304
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-82350-06-5
Lançamento na Expocachaça
Data: de 6 a 9 de junho, das 19h às 24h
Local: Expominas
Avenida Amazonas, 6030 - Belo Horizonte (MG)
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Ana Luiza Pinho | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom