Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 06 Historiadora lança em Belo Horizonte 'Anel encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior'

Clientes

Historiadora lança em Belo Horizonte 'Anel encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior'

Jun 21, 2013

Mariza Guerra de Andrade autografa no sábado, 29 de junho, às 11h, na Livraria Quixote

Quinto ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras, Raimundo Magalhães Junior (1907-1981) foi jornalista, ensaísta, teatrólogo e um grande biógrafo brasileiro. Autor de grande reconhecimento em sua época, hoje é muito pouco lembrado, sobretudo pelas novas gerações de pesquisadores e de interessados na história e na cultura brasileiras. Fazendo jus à rica trajetória intelectual do escritor cearense, a historiadora Mariza Guerra de Andrade lança pela Autêntica Editora o livro Anel encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior, que apresenta uma valiosa análise sobre a escrita biográfica, sua história e sua utilização no Brasil, tendo como eixo a produção do biógrafo Raimundo Magalhães Junior, que transformou o gênero no Brasil a partir de uma observação apurada e de seu interesse em conhecer o processo histórico da formação da sociedade e da cultura brasileiras.

A biografia atrelada à História tem vida longa no Brasil. Da "epidemia biográfica" da década de 1930, o mercado editorial e leitor brasileiro assistiu depois a um intenso debate entre a chamada biografia moderna ou romanceada e a biografia documentarista ou histórica. Enquanto a primeira ganhava o público, influenciada pelas narrativas europeias do gênero, a segunda atraía setores literatos mais restritos, produzindo obras  de consistência investigativa de grande interesse historiográfico. Entre esses biógrafos documentaristas e polígrafos, se situa Raimundo Magalhães Junior. Anel encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior se propõe a reabrir a produção ainda atual desse biógrafo e a investigar algumas das relações complexas e ardentes da biografia com a história, entre as décadas de 1930 e 1970, período no qual o campo da Historiografia ainda era bastante incipiente no Brasil.

Mariza Guerra oferece na obra um amplo panorama da biografia brasileira e sua relação com a Historiografia, a partir de um estudo sobre o desenvolvimento e as características do gênero em nosso país e convida o leitor a pensar sobre os sentidos propostos pela narrativa de Magalhães Junior, um autor que é um “pensador de História” – não um historiador profissional – e que reelabora, por meio de suas biografias, a história sobre a sociedade e a cultura do Brasil, no século XIX.

Discutindo os sentidos do biografismo e sua articulação com a vida social e os caminhos metodológicos escolhidos por Magalhães Junior, a autora reabre algumas das obras desse biógrafo, consideradas por ela documentos vivos de um pensamento orientado pela História nos termos do autor e de seu narrador.

Para Mariza, Raimundo Magalhães Junior foi um inovador no gênero da escrita biográfica brasileira e sua narrativa (do seu narrador) continuam atuais: “Sua ambição intelectual, por meio dos muitos livros de biografia que escreveu, talvez visasse a uma ‘autobiografia da nação’. Magalhães marca frequentemente, no seu tempo, o interesse em conhecer o processo histórico da formação da sociedade e da cultura brasileiras.”

A importância de Magalhães Junior para a biografia também é lembrada pelo jornalista e escritor Alberto Dines, que conheceu bem Magalhães e que assina a orelha da obra: “Raimundo foi um incansável homem de imprensa, além de dramaturgo, tradutor, contista e ensaísta, é o pai da moderna biografia brasileira. O primeiro a empregar na narrativa biográfica as ferramentas do jornalismo e sacudir do gênero a poeira das antiqualhas.” E completa: “Espremido entre a hagiografia e a iconoclastia, o biografismo brasileiro encontrou no jornalista Raimundo Magalhães Junior um renovador. Seus seguidores saíram das redações para a lista de best-sellers”.

Sobre a autora - Mariza Guerra de Andrade é historiadora pela UFMG, mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela FaE/UFMG e autora do livro A educação exilada: Colégio do Caraça (Autêntica, 2000). Foi pesquisadora do Arquivo Público Mineiro, diretora do Serviço de Pesquisa e Informação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e é professora de Metodologia de História e de Pesquisa em cursos de especialização. Coordena a Coleção Historiografia de Minas Gerais, da Autêntica Editora.

Título: Anel encarnado: biografia & história em Raimundo Magalhães Junior
Autor: Mariza Guerra de Andrade 
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 320
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-068-7

Lançamento em Belo Horizonte

Data: sábado, 29 de junho,às 11h
Local: Livraria Quixote
Rua Fernandes Tourinho, 274 - Belo Horizonte (MG)

Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom