Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 08 Autêntica lança dois primeiros volumes da Coleção “Escritos de Marilena Chaui”

Clientes

Autêntica lança dois primeiros volumes da Coleção “Escritos de Marilena Chaui”

Aug 14, 2013

“Contra a servidão voluntária” e “Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro” inauguram a Coleção, que apresenta coletânea de textos publicados e inéditos da filósofa ao longo de quatro décadas. Lançamento acontece no dia 27 de agosto, em São Paulo.

A influência e o reconhecimento de Marilena Chaui como uma das mais importantes intelectuais do país estão relacionados não somente aos seus escritos estritamente filosóficos, mas sobretudo com a sua imensa contribuição para o pensamento social e político brasileiro nas últimas décadas: uma singular inflexão entre a filosofia e diversas áreas do conhecimento como pensamento atuante no cenário histórico e político brasileiro. A preocupação com relevância e atualidade destas reflexões sobre o Brasil, agora, recebem uma cuidadosa reunião e organização no lançamento, pela Autêntica Editora em parceria com a Fundação Perseu Abramo, da coleção “Escritos de Marilena Chaui”.

Coordenada por André Rocha, Éricka Marie Itokazu e Homero Santiago, a coleção prevê nove títulos sobre temas abordados pela filósofa e historiadora em seus estudos, em coletâneas de textos inéditos e já publicados no país, além de uma entrevista com a autora ao final de cada volume. Os textos já publicados que entrarão nos livros da coleção foram revisados pela autora; além dos naturais ajustes estilísticos e de alguns artigos ampliados, as modificações em sua maioria respondem às exigências trazidas pelo novo contexto em que se encontram. Os dois livros que inauguram a Coleção, Contra a servidão voluntária e Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro, têm lançamento marcado para o dia 27 de agosto de 2013, terça-feira, às 19h30, no Espaço Revista CULT, em São Paulo. O evento contará com um bate-papo com Marilena Chaui.

Contra a servidão voluntária, primeiro volume da Coleção, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de la Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, a partir do qual analisa seus conceitos e implicações. Segundo Homero Santiago, organizador da obra, “a ideia de um volume sobre a servidão voluntária surgiu desde o momento em que, trabalhando sobre os textos de Marilena, os organizadores desta coleção se deram conta da persistência do tema e da importância do nome de La Boétie naquele conjunto”. De fato, tomando por base apenas as datas da publicação, os oito textos aqui reunidos estendem-se por um intervalo temporal de três décadas, entre 1982 e 2013. 

O segundo volume, intitulado Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro, reúne ensaios publicados em livros, revistas e jornais nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, que oferecem ao leitor uma consistente análise sobre a história e as manifestações, ainda presentes, do autoritarismo no país, tendo como pano de fundo o contexto dessas décadas.

De acordo com André Rocha, organizador deste segundo volume, este é um convite a “leitores e leitoras a refletir sobre sua própria situação histórica para perceber a gênese da ideologia a partir da estrutura social, libertar-se das mistificações que nos são impostas, reelaborar as relações sociais e levar adiante o trabalho de negação teórica e prática do autoritarismo que emperra a criação de novos direitos e o fortalecimento da democracia no Brasil”.

O terceiro volume da Coleção será o A ideologia da competência, com previsão de lançamento até novembro de 2013.

Sobre a autora – Uma das grandes pensadoras do Brasil, Marilena Chaui é professora de história da filosofia e de filosofia política na Universidade de São Paulo. Mestre, doutora e livre docente em Filosofia pela USP, também foi secretária da cultura do município de São Paulo entre 1989 e 1992, na gestão da prefeita Luiza Erundina de Sousa. Marilena publicou diversos livros, com destaque para O que é Ideologia (Editora Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1980), que ultrapassou a marca de 100 mil exemplares vendidos, e A Nervura do Real (Companhia das Letras, 1999), que lhe rendeu os prêmios Sergio Buarque de Holanda em 2000, como melhor livro brasileiro de ensaios, o Jabuti do mesmo ano como melhor livro brasileiro de Ciências Humanas e Educação, entre outros.

Sobre os coordenadores/organizadores – André Menezes Rocha é doutor em filosofia pela USP. Atualmente realiza sua pesquisa de pós-doutorado. Concentra sua pesquisa na questão da democracia.

Homero Santiago doutorou-se em filosofia no Departamento de Filosofia da USP, onde hoje é professor; é autor de Espinosa e o cartesianismo (Humanitas, 2004) e Amor e desejo (WMF Martins Fontes, 2011).

Éricka Marie Itokazu é professora de Filosofia Moderna na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutorou-se na USP, onde realizou pesquisas sobre o tempo e a duração filosofia de Espinosa.

TítuloContra a servidão voluntária
Autora: Marilena Chaui
Organizador: Homero Santiago
Número de páginas: 208
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-106-6

TítuloManifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro
Autora: Marilena Chaui
Organizador: André Rocha
Número de páginas: 296
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-192-9

Lançamento da Coleção Escritos de Marilena Chaui
Data e hora: 27 de agosto de 2013, terça-feira, às 19h30
Local: Espaço Revista CULT
Rua Inácio Pereira da Rocha, 400 | Pinheiros | São Paulo (SP)

 Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom