Clientes
Coleção Educação: Experiência e Sentido ganha dois novos volumes
Aug 27, 2013
Criada com o propósito de pensar educação, a Coleção “Educação: Experiência e Sentido”, da Autêntica Editora, integra importantes publicações sobre Filosofia da Educação, voltadas a educadores de todas as áreas e dos mais diferentes cenários. Coordenada pelos educadores Jorge Larrosa e Walter Omar Kohan, a Coleção chega a 15 títulos com os lançamentos ‘O mestre inventor – Relatos de um viajante educador’, de Walter Omar Kohan, e ‘Em defesa da escola – Uma questão pública’, de Jan Masschelein e Maarten Simons.
Em O mestre inventor – Relatos de um viajante educador, lançamento da Autêntica em parceria com a FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Walter Kohan revela a vida, a obra e as contribuições de Simón Rodríguez (1771-1854). Educador, filósofo e escritor venezuelano, Rodríguez foi um dos grandes pensadores de seu tempo. Mestre de Simón Bolívar, sua obra contribuiu para diversas áreas do conhecimento, especialmente para a Educação. Walter Omar Kohan apresenta não somente as contribuições e inovações educativas do pensador, mas, como o próprio autor diz, busca uma inspiração em uma vida cheia de pensamento. O livro pretende pensar com Simón Rodríguez uma forma de reunir reflexões sobre filosofia, educação e vida. Walter oferece aos leitores um pouco da história de um personagem fascinante, em um ensaio biográfico-filosófico sobre uma vida educadora.
Segundo o filósofo Jorge Larrosa, que assina a quarta capa, O mestre inventor é “um livro que não é o de um historiador, mas o de um educador que é também filósofo e que quer, sobretudo, dar-nos um exemplo (rigoroso e inspirador) em relação ao qual possamos pensar, nós também, no que é fazer escola em tempos, como todos, difíceis”.
Já o livro Em defesa da escola – Uma questão pública, Jan Masschelein e Maarten Simons discutem a existência da escola e os movimentos em torno do fim da instituição. Numa época em que muitos condenam a escola como desajeitada frente à realidade moderna e outros até mesmo parecem querer abandoná-la completamente, os autores desse livro defendem sua absolvição, contra-argumentando tópicos presentes nas discussões pró-desescolarização. Para tanto, os autores refletem e fazem refletir sobre as potencialidades que a escola atual possui para renovar e recriar o mundo. Filosófico, político e pedagógico ao mesmo tempo, este livro chama a atenção para o que não pode ser esquecido pelos que tem algum interesse pela escola.
Sobre os autores - Walter Omar Kohan é professor titular da UERJ e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e da FAPERJ. Pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8, é Cientista de Nosso Estado na área de Educação pela FAPERJ. Publicou mais de cinquenta artigos em periódicos especializados e é autor ou organizador de cinquenta livros, no Brasil e no exterior.
Jan Masschelein e Maarten Simons coordenam o Laboratório para a Educação e a Sociedade da Universidade de Louvain, Bélgica. Editores convidados de Educational Philosophy and Theory, coordenam séries nas editoras Springler e Acco e são coautores de numerosos artigos e livros no campo da filosofia da educação, entre eles A pedagogia, a democracia, a escola (Belo Horizonte: Autêntica, no prelo).
Título: O mestre inventor – Relatos de um viajante educador |
Título: Em defesa da escola – Uma questão pública |
Mais informações sobre Grupo Autêntica estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br
ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom