Clientes
Chega ao Brasil obra inédita do premiado escritor francês Pascal Quignard
Sep 30, 2013
Lançamento com a presença do autor será na terça-feira, 8 de outubro, às 16h30, durante o Colóquio Internacional Pascal Quignard, que acontece entre os dias 7 e 8, na Universidade de São Paulo.
O escritor francês Pascal Quignard tem uma obra vasta, múltipla e erudita. Nascido em uma família de organistas e professores de Letras Clássicas, esteve sempre muito próximo da música e da escrita. Ainda pouco lido pelo público brasileiro, Quignard é autor de mais de sessenta livros publicados e já foi agraciado com dois dos maiores prêmios literários franceses: o romance Terrasse à Rome recebeu, em 2000, o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa e ao livro Les ombres errantes foi atribuído, em 2002, o renomado Prix Goncourt. Para contemplar a rica obra do escritor, a Autêntica Editora lança A Razão, em edição bilíngue (francês-português), que romanceia a vida de Marco Pórcio Latrão, pensador da Roma antiga, nascido em Córdoba. O livro, que conta com tradução e posfácio de Yolanda Vilela, integra a Coleção Filô e inaugura a série Antifilô, que traz ao público leitor obras de uma tradição marginal à história oficial da filosofia, em duas vertentes: uma tradição letrada na qual a letra da linguagem é tomada como pura littera; e obras que problematizam o uso filosófico do conceito de verdade, do sentido, da razão, entre outros.
Em A Razão, Pascal Quignard se serve da ficção para apresentar Marco Pórcio Latrão. Da vida desse retórico latino restaram somente fragmentos supostamente encontrados na obra de Sêneca, o Velho; não se sabe sequer se ele, de fato, existiu. Latrão é revelado pelo autor como um personagem excêntrico, autor de “controvérsias”, ou exercícios de retórica, que se aproximavam do “elogio paradoxal”, isto é, uma forma de elogio que se opunha à tradição retórica que louvava pessoas ou façanhas. O elogio paradoxal surpreendia devido ao caráter inesperado e insólito do objeto louvado, tais como: “Aquele que vence uma controvérsia pode estar enganado. Aquele que argumenta mal pode estar certo” ou “Não conheço remédio para a sabedoria”.
Pórcio Latrão é apresentado ao leitor como “declamador-romancista” e, nesse sentido, as primeiras páginas da obra são esclarecedoras quanto à concepção quignardiana de romance. Para a tradutora Yolanda Vilela, Pascal Quignard expõe, mediante as controvérsias de Latrão, o que ele considera ser uma função determinante do romance: despertar bruscamente o leitor pela aridez do tom, pela rudez do vocabulário e pela rispidez e brevidade da frase. Neste livro, portanto, o elemento surpresa tem função central, pois a técnica utilizada por Latrão consistia em inserir contrastes acentuados nas declamações a fim de que o ouvinte fosse capturado, tocado.
De acordo com a escritora e universitária Ruth Silviano Brandão, que assina a orelha da obra, “a tradução de A Razão traz um retórico romano que subverte a retórica clássica e transpõe, com seus paradoxos, a função do imaginário, do inusitado e do surpreendente para a esfera do romance, da ficção, de preferência à razão e à filosofia”.
Sobre o autor – Pascal Quignard nasceu em 1948 em Verneuil-sur-Avre, na França. Cursou Filosofia na Universidade de Nanterre. Estreou como escritor em 1969. Entre ensaios filosóficos, romances e poesias, o escritor trabalhou por 25 anos na Gallimard, até chegar ao cargo de secretário geral da editora. Em 1994, decidiu se dedicar somente à escrita. Entre suas obras de destaque estão Michel Deguy (1976), Les escaliers de Chambord (1989), Le nom sur le bout de la langue (1993), Terrasse à Rome (2000), Les ombres errantes (2002), La nuit sexuelle (2007), Les solidarités mystérieuses (2011) e Tous les matins du monde (1991), romance que posteriormente inspirou um filme, dirigido por Alain Corneau e lançado no Brasil como Todas as manhãs do mundo.
Sobre a tradutora – Yolanda Vilela é psicanalista. Obteve mestrado e Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Psicanálise pela Universidade de Paris 8 (França); além de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com tese sobre a obra do escritor Pascal Quignard, e pós-doutorado pelo mesmo programa, com estudos sobre a letra e a imagem na obra do mesmo autor. É autora de traduções e artigos, publicados na França e no Brasil, que contemplam os campos literário e psicanalítico. Traduziu recentemente, para a Autêntica Editora, Lacan: o escrito, a imagem (vários autores).
Título: A Razão - Edição bilíngue (Francês-Português)
Autor: Pascal Quignard
Tradução: Yolanda Vilela
Coleção: Filô | Série Antifilô
Número de páginas: 112
Formato: 13 x 18 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-8217-256-8
Lançamento com a presença do autor em São Paulo
Data: terça-feira, 8 de outubro, às 16h30
Local: Colóquio Internacional Pascal Quignard
Universidade de São Paulo – Prédio de Letras
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom