Clientes
Coletânea de crônicas corrosivas e divertidas de Clarissa Corrêa retratam os relacionamentos e dilemas femininos
Oct 03, 2013
“Sua crônicas são ácidas, caem no colarinho e não saem com tira-manchas, perfuram o tecido até marcar a pele para sempre”. É assim que o escritor Fabricio Carpinejar descreve o estilo marcante de sua ex-aluna, Clarissa Corrêa, autora das crônicas agora reunidas em 'Um pouco além do resto', lançamento da Editora Gutenberg. Com a visão única e bem-humorada da autora, seus textos abordam temas como felicidade, cotidiano, dia a dia, problemas e questões femininas e relacionamentos a dois.
A literatura de Clarissa brinca com as palavras, revelando um humor corrosivo e direto ao tratar de situações até mesmo doloridas da vida a dois. Em textos curtos e ágeis, suas crônicas simplificam, com leveza, os incômodos e dilemas considerados complexos, sem desprezar a profundidade dos sentimentos envolvido.
Expressões engraçadas, metáforas ou mesmo palavras inventadas geram identificação com os leitores, especialmente mulheres também cheias de pequenas manias e paranoias, que complicam o dia a dia. O texto flui como num fluxo ininterrupto de pensamentos e oscila entre a ironia, o humor e a introspecção.
Com um tom “confessional de megafone”, como qualifica o apresentador de TV, Pedro Bial, a autora escreve como se conversasse em uma mesa de bar ou sentada na cama com uma amiga. Na crônica “É tudo culpa dela”, por exemplo, Clarissa revela o desejo de tornar-se homem em outra encarnação e expressa seu inconformismo com os excessos de cuidados que as mulheres precisam ter com o corpo e a obsessão pela beleza, que atinge até mesmo a própria avó: “Vocês não imaginam a quantidade de cremes que existem no planeta! Tem até o do efeito-Cinderela-que-não-quer-virar-abóbora, que promete dar um up na face das viventes. Uma belezura. Minha avó usou, aprovou e parece mais nova do que eu, é um fiasco, não saio mais com ela na rua.”
Cada uma das 69 crônicas de Um pouco além do resto são precedidas de uma recomendação sobre como se preparar para ler o texto, como apreciando a vista que a janela oferece, com o controle remoto na mão, comendo uma barra de chocolate ou com lencinhos de papel ao lado. “Mulheres podem aconchegar-se nos ombros de Clarissa, homens podem afinar a casca e viver a glória de emoções ‘mulherzinhas’”, recomenda Bial. O livro de Clarissa Corrêa é uma sugestão e um convite à busca pela felicidade em uma vida mais simples e menos exigente.
Confira aqui amostra da obra.
Sobre a autora – Clarissa Corrêa é gaúcha e libriana, com ascendente em Peixes e Lua em Leão (apesar de não saber bem se isso significa alguma coisa). É escritora e redatora publicitária, já tendo trabalhado em diversas agências de Porto Alegre, atendendo a grandes marcas de grandes clientes. Atualmente, além de escrever seus livros e ser colunista do site da revista TPM, faz freelas dentro e fora da propaganda, produzindo conteúdo para diversas mídias. É autora dos livros Um pouco do resto, O amor é poá e Para todos os amores errados (Gutenberg). Mais informações sobre a autora estão disponíveis no seu site www.clarissacorrea.com
Título: Um pouco além do resto
Autora: Clarissa Corrêa
Número de páginas: 208
Formato: 17 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8235-100-0
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Autêntica: www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom