Clientes
Livreiro do Alemão conta a própria história de vida em narrativa infantil
Oct 18, 2013
O Morro do Alemão já foi uma das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro, dominada por traficantes. Mas um menino negro que nasceu lá resolveu mudar seu destino, ao invés de seguir o caminho de tantos colegas de sua geração que se envolveram com drogas. De maneira poética e sensível, Otávio Júnior relata, em ‘O garoto da camisa vermelha’, lançamento da Autêntica Editora, como descobriu um novo caminho para sua vida.
Juninho é um garoto sonhador que queria mudar sua história. Como muitos meninos e meninas, dorme embalado por uma velha canção feita de tiros, sob um céu avermelhado, depois acorda com uma manhã cinza e sem pipas. Ele mora em uma casa amarela no alto da favela e gosta de caminhar por ruas imaginárias, pois as ruas de verdade são de ilusão. Um dia, passeando pelo lixão, encontra um novo mundo em uma caixa cheia de livros. A partir desse dia, o céu da favela vira um grande arco-íris, e as noites do menino passam a ter outra melodia. “O mundo cabe dentro de um livro”, surpreende-se.
Otávio Júnior é o garoto da camisa vermelha. Desde aquela descoberta no lixão, resolveu construir uma biblioteca comunitária que, com muito esforço e dedicação, se tornou realidade. Passou a ser conhecido como “O Livreiro do Alemão”.
Desde 2007, escreve sobre infância nas zonas populares e é idealizador do projeto Ler é 10 – Leia Favela, que já ganhou prêmios nacionais e internacionais. Continua a viajar pelo Brasil e pelo exterior, para falar sobre sua experiência como incentivador da leitura. Mas ainda tinha um sonho, que este livro agora concretiza: escrever histórias para crianças e jovens. O garoto da camisa vermelha marca uma dupla estreia: a de Otávio Júnior como escritor e a da coleção de sua autoria, Lá do Beco, que relata a realidade de muitas crianças brasileiras que vivem em comunidades carentes. "Percebi que as crianças da comunidade não se reconhecem nos livros e que, apesar de, a favela estar na novela e no cinema, ela é pouco retratada pela literatura", conta o autor. Os próximos títulos, por enquanto, são Entre pipas e O que tem na venda de dona Neném.
As belas ilustrações do mineiro Angelo Abu dialogam e enriquecem a narrativa verbal, com seus traços que misturam estilos e técnicas. Ele atualmente mora em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. Cidade que, como o Morro do Alemão, traz suas marcas de guerra nos buracos das paredes. Guerra de um passado que, com muito custo, conseguiram deixar para trás. Começou a ilustrar em 1995 e já ilustrou, para a Autêntica Editora, Menino Parafuso, Tem livro que tem, Roubo na Rua das Paineiras e A voz de Sofia.
Título: O garoto da camisa vermelha
Autor: Otávio Júnior
Ilustração: Angelo Abu
Número de páginas: 24
Formato: 21 x 24 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-8217-262-9
Faixa etária: a partir dos 7 anos
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom