Clientes
Antologia revela a diversidade do tecido social urbano
May 29, 2014
Na coletânea 'Retratos da Cidade', lançamento da Autêntica Editora, o jornalista Adriano Macedo reúne textos em prosa de autores clássicos e contemporâneos brasileiros que têm a cidade como protagonista ou coadjuvante, revelando a diversidade de personagens e do tecido social urbano.
As cidades são cenários e personagens em torno dos quais seus habitantes podem ser “engolidos pelo gigantismo avassalador e desumano dessa imensa teia que envolve casas, edifícios, favelas”, como afirma no prefácio o antropólogo Roberto DaMatta. Com isso, o organizador do livro busca montar uma representação do meio urbano brasileiro a partir de saborosas histórias tramadas por grandes ficcionistas que enxergam situações inusitadas na dinâmica social desse ambiente.
No Rio de Janeiro do final do século XIX, um cortiço em construção e seus moradores ganham vida pelas mãos do escritor Aluísio Azevedo. Engenheiro, arquiteto e cronista pouco conhecido nos dias de hoje, Alfredo Camarate viaja por montes e vales, em 1894, para desvendar personagens anônimos de uma Belo Horizonte também em construção, que se tornaria oficialmente capital de Minas Gerais três anos depois. Um passeio a bordo da crônica visionária de João do Rio, “A Era do Automóvel”, que irrompe pelas ruas da cidade velha, em 1911, antevendo agruras e prazeres proporcionados pelo “monstro transformador”. Na pacata São Paulo de Alcântara Machado, no final dos anos 1920, Gaetaninho joga bola na rua, mas seu maior sonho é andar de carro.
Essas são algumas das histórias integrantes do mosaico de textos reunidos nessa obra, na qual se colocam lado a lado autores que eternizaram o mundo de mais de 100 anos atrás e escritores contemporâneos que captam múltiplas facetas da vida moderna.
O time de escritores clássicos, no qual Lima Barreto está incluído, mostra a atmosfera de uma sociedade recém-saída da escravidão. Nessa antologia, eles dialogam com as cidades de Antonio Barreto, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Heródoto Barbeiro, Ivan Ângelo, João Paulo Vaz, Luiz Vilela e Vivina de Assis Viana. Em meio a cenários e personagens de ontem e de hoje, o leitor vai se deparar com a cidade dos encontros e desencontros, do isolamento e do convívio, do conflito e da harmonia.
Sobre o organizador - Adriano Macedo, jornalista e escritor, é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Trabalhou como editor na filial mineira da Gazeta Mercantil de 1996 a 2002. É autor do livro de contos O retrato da dama, organizador da antologia Coletivo 21 (da qual é o idealizador) e de Retratos da Escola, publicados pela Autêntica Editora. Tem textos publicados em sites e revistas eletrônicas portuguesas e morou de 2004 a 2005 em Paris, onde desenvolveu a pesquisa Trilhas Literárias. Foi também produtor executivo e curador de eventos literários em Minas Gerais.
Título: Retratos da Cidade
Organizador: Adriano Macedo
Número de páginas: 120
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-8217-335-0
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis
em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom