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Coletânea apresenta atividades lúdicas para o ensino da Matemática

Jun 02, 2014

A Educação Matemática em sala de aula deveria ser criativa e envolver significativamente os estudantes na busca por soluções para problemas ou desafios. Pensando nisso, o Grupo de Estudo e Pesquisa em Jogos (GEP-J), coordenado por Ruy Madsen Barbosa, em parceria com a Autêntica Editora, lança 'Aprendo com jogos', uma coletânea de jogos criados ou adaptados com a finalidade de propiciar a professores e estudantes atividades lúdicas que, uma vez jogadas e problematizadas, permitem trabalhos com ideias e aspectos do conhecimento matemático.

Jogar e brincar são atividades muito sérias e necessárias ao pleno desenvolvimento social, cultural e emocional de crianças, jovens e adultos. A utilização de jogos é uma promissora metodologia de ensino para a Matemática, pois resgata do lúdico noções, princípios e procedimentos matemáticos. O jogo, entendido como resolução de problemas, pode motivar e desafiar crianças, jovens e adultos e envolvê-los nas atividades, fazendo com que elaborem, investiguem ou adquiram conteúdos matemáticos. 

A coletânea está organizada em duas partes, contendo, ao todo, seis capítulos. Nos quatro capítulos da primeira parte, são apresentados jogos confeccionados ou adaptados por cada um dos integrantes do GEP-J. Nos dois capítulos da segunda parte, são abordadas releituras de aspectos e jogos que envolvem números nomeados por palavras ou expressões curiosas. 

Aprendo com jogos faz parte da série O Professor de Matemática em Ação, que já conta com outros quatro volumes: Conexões e educação matemática – Brincadeiras, explorações e ações – vol. 1, Conexões e educação matemática – Brincadeiras, explorações e ações – vol. 2, Conexões e educação matemática – Belas formas em caleidoscópios, caleidosciclos e caleidostrótons – vol. 3 e Geoplanos e redes de pontos – Conexões e Educação Matemática – vol. 4

Sobre os autores – Carolina Innocente Rodrigues é licenciada em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ex-professora da rede privada de São Carlos, atualmente é professora da rede pública municipal de Uberlândia. 

Luciana Aparecida Ferrarezi é licenciada em Matemática pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Rio Claro) e doutora em Educação Escolar pela mesma instituição. Docente e diretora da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga. 

Raquel Araium é licenciada em Matemática pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora aposentada da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo. 

Ruy Madsen Barbosa (Coordenador do GEP-J) é bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Campinas (UCC), doutor em Ciências Matemáticas pela UCC, livre-docente pela Unesp/Araraquara, professor adjunto e titular da Unesp/São José do Rio Preto.

TítuloAprendo com jogos – Conexões e Educação Matemática vol.5
Autores: Carolina Innocente Rodrigues, Luciana Aparecida Ferrarezi, Raquel Araium e Ruy Madsen Barbosa (Coordenador) 
Número de páginas: 176
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-399-2
Série: O Professor de Matemática em Ação 

 

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis 
em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

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