Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 06 Histórias da literatura de cordel brasileira ganham nova roupagem para jovens

Clientes

Histórias da literatura de cordel brasileira ganham nova roupagem para jovens

Jun 23, 2014

A arte de contar histórias não é exclusividade da literatura clássica escrita nos livros. A tradição oral, em prosa ou verso, registrada em texto por poetas populares, também é patrimônio de diversas culturas ao redor do mundo. Essa poesia popular, feita de romances de cavalaria e heroísmo e impressa em folhetos para leitura, é a chamada literatura de cordel. E, para resgatar essa que é uma das nossas mais importantes manifestações populares, Cristina Antunes reúne, em 'Histórias no varal: três cordéis de romance e aventura', lançamento da Autêntica Editora, duas histórias românticas e uma de aventura, amostras dessa literatura que só enriquece nossa cultura popular, ilustradas por um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, o paraibano Ciro Fernandes.

Nascida das antigas cantigas dos trovadores medievais do século XVI, especialmente em Portugal, Espanha, Itália e França, a literatura de cordel fez sucesso nos séculos XVI e XVIII, época em que os cânticos passaram a ser registrados em folhas avulsas. De autores anônimos ou consagrados, como Gil Vicente, esses escritos fantásticos, com conteúdo sobre a moral e os costumes chegaram ao nordeste do Brasil pelas mãos dos portugueses. Têm esse nome porque os folhetos eram apresentados às pessoas pendurados em cordas, como roupas no varal.

O livro apresenta textos escritos por João Melquíades Ferreira da Silva e Francisco das Chagas Batista, ambos nascidos na Paraíba. João Melquíades é reconhecido como um dos primeiros cantadores e poetas da literatura de cordel e teria produzido 36 folhetos. Nasceu em 7 de julho de 1869 e faleceu em João Pessoa, em 10 de dezembro de 1933. Francisco Batista, nascido em 5 de maio de 1882 e falecido em 26 de janeiro de 1930, fundou a Livraria Popular Editora e se tornou conhecido como um dos grandes intelectuais de seu tempo.

A organizadora fez algumas correções na ortografia, mas buscou, nos três cordéis reproduzidos, manter-se o mais possível fiel aos originais. “História do pavão misterioso”, de João Melquíades, conta, em versos, como um pavão levantou voo na Grécia com um rapaz e uma condessa raptada, filha de um conde orgulhoso. No segundo cordel, “Roldão no leão de ouro”, também de Melquíades, o duque Roldão Guarim, escondido dentro de um leão de ouro, tem o dever de resgatar uma princesa de uma prisão. No terceiro e último cordel, “A história de Júlio Abel e Esmeraldina”, de Francisco das Chagas, o tema é a vida e as desventuras de Júlio Abel, um banqueiro rico que vive em Paris, França, e a mulher por ele amada, Esmeraldina.

Em geral pouco reconhecida apesar de sua importância, a literatura de cordel merece ser divulgada pelo valor que acrescenta à produção literária no Brasil e no mundo – e são obras como Histórias no varal que contribuem para o resgate desta que é uma das mais relevantes manifestações da cultura popular e da História.

Sobre a organizadora – Cristina Antunes é curadora da Biblioteca José Mindlin, em São Paulo. É graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e tem especialização em Paleografia pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Entre suas publicações estão o livro Memórias de uma guardadora de livros (2004) e a transcrição paleográfica e tradução dos manuscritos São Paulo de Edmund Pink e As excelências do governador: o panegírico fúnebre a D. Afonso Furtado, de Juan Lopes Sierra. 

Sobre o ilustrador – Um dos maiores nomes da xilogravura brasileira, nasceu em Uiraúna, Paraíba, e vive desde os 17 anos no Rio de Janeiro. Desde então, tem feito pinturas, desenhos e xilogravuras para capas de livros de importantes autores brasileiros, para jornais, como o antigo Jornal do Brasil, revistas, folhetos de cordel de poetas da Feira de São Cristóvão, no Rio.

TítuloHistórias no varal: três cordéis de romance e aventura
Organizadora: Cristina Antunes
Autores dos cordéis: João Melquíades Ferreira da Silva e Francisco das Chagas Batista 
Ilustrador: Ciro Fernandes 
Número de páginas: 80
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-82173-41-1
Indicação: a partir de 14 anos

 Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão
disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom