Galeria de imagens do livro 'Tesouro de Minas: São João Del-Rei, Tiradentes e Congonhas'
A reprodução das imagens abaixo é permitida, desde que citada a fonte: livro 'Tesouro de Minas: São João Del-Rei, Tiradentes e Congonhas', de José Israel Abrantes (Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2014)
São João Del-Rei
Riquezas históricas e artísticas
O interior da igreja traz uma diversidade de símbolos e valiosos adereços, como um lustre de cristais Baccarat que está entre os únicos do mundo. Na foto, identifica-se o altarmor banhado a ouro. No alto, está a Santíssima Trindade, com dois anjos posicionados em adoração. No centro, a grandiosa imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ao lado dela, Santa Rosa de Viterbo e Santa Isabel da Hungria.
O monumento religioso mais rico em talhas douradas da cidade é a igreja do Pilar. A cor predomina em pilastras, na decoração da nave e do altarmor, ornamentações com anjos, com a imagem da padroeira e com a Santíssima Trindade.
As torres em formato octogonal da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com frestas abertas nas arestas, são exemplares peculiares da arquitetura colonial. Edificado em várias etapas, o templo fica no centro histórico da cidade. Na foto, tem-se a vista a partir da Rua Getúlio Vargas, via que liga esta a duas outras construções importantes: a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Tiradentes
Joia barroca
A variedade de elementos artísticos, como colunas, guirlandas, painéis ovais, castiçais e outros ornamentos da capela-mor revelam sua imponência. No destaque à esquerda, além das imagens, podem-se notar detalhes da arquitetura e da pintura do local.
Congonhas
Sentinela de Minas
A estátua de maior dimensão do conjunto é a do profeta Daniel, representado com uma coroa de louros e um leão a seus pés, mostrando sua vitória sobre o animal.
Clique aqui para mais informações sobre a obra. Para arquivos em alta resolução, entre em contato com [email protected] ou (11) 3774-6463.