Clientes
Editora Nemo arrebata três Troféus HQMIX
Sep 15, 2014
Considerado o “Oscar” da categoria, 26ª edição do Troféu HQMIX premia pessoas e trabalhos que se destacaram em 2013 no Brasil.
O último sábado, 13 de setembro, foi de festa no mundo dos quadrinhos, com a entrega do 26º Troféu HQMIX no Sesc Pompeia, em São Paulo, o mais importante prêmio nacional na categoria. Na ocasião, foram apresentados os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico de 2013, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas de todo o Brasil.
Este ano, a estatueta do troféu trouxe o personagem Níquel Náusea de Fernando Gonsales e, como já acontece há vários anos, foi esculpida pelo artista plástico Olintho Tahara. A apresentação foi feita por Serginho Groisman e contou com show do cantor Carlos Careqa e performance do DJ MZK.
O destaque ficou para a Editora Nemo, que comemora 3 anos de existência com o segundo Troféu HQMIX de “Editora do Ano”. Além deste, arrebatou mais dois troféus: o de “Desenhista Estrangeiro”, atribuído ao iuguslavo Enki Bilal, pela publicação de Tetralogia Monstro e o de “Projeto Editorial”, pela publicação da Coleção Moebius.
Editora do Ano
Em julho de 2011, chegava ao mercado uma nova editora especializada em histórias em quadrinhos: a Nemo. A proposta da estreante marca do Grupo Autêntica era reunir nomes consagrados das HQs mundiais e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística tão rica e cativante. A coordenação editorial ficou a cargo de Wellington Srbek, autor premiado nacionalmente e também mestre e doutor pela Faculdade de Educação da UFMG, com pesquisas sobre a dimensão educativa dos quadrinhos.
Desde então, a Nemo já lançou mais de 70 títulos, com destaque para do genial quadrinista francês Moebius , obras-primas de Enki Bilal e o grande clássico Os Companheiros do Crepúsculo de François Bourgeon, além de álbuns de autores renomados como Mike Mignola, Brian Bolland, Régis Loisel, Jacques Tardi e Hugo Pratt.
Mas foi o seu trabalho com autores nacionais que lhe valeu o prêmio de Editora do Ano pela segunda vez consecutiva. A editora idealizou a Coleção Shakespeare em Quadrinhos, desenvolvida por vários quadrinistas de diferentes estilos, e a série Mitos Recriados em Quadrinhos, produzida por Srbek e Will. O catálogo da Nemo conta ainda com a contribuição dos quadrinistas João Marcos, Lillo Parra, Daniel Esteves, José Aguiar, Jozz, Akira Sanoki, Marcela Godoy, Roberta Pares, Wanderson de Souza, Jefferson Costa, Rafael Vasconcellos, Kris Zullo, Alex Shibao, Manoel Magalhães e Osmarco Valladão, além do grande mestre dos quadrinhos nacionais Flavio Colin.
Neste ano, reforçou o time feminino de quadrinistas, publicando Como eu realmente..., de Fernanda Nia, e BEAR , de Bianca Pinheiro, bem como lançando Fazendo meu filme em quadrinhos, da consagrada escritora para adolescentes, Paula Pimenta, que estreia como roteirista de HQ.
Para Arnaud Vin, diretor da Nemo, “receber o Troféu HQMIX pelo segundo ano consecutivo demonstra que estamos no caminho certo, em termos de diversidade e qualidade”. Ao receber os três troféus (foto ao lado), ele não apenas agradeceu aos quadrinistas que integram o catálogo da Nemo, como aproveitou para sugerir à Comissão Organizadora que incluísse nas próximas edições a categoria "Tradução", dada a importância desses profissionais para a qualidade dos quadrinhos estrangeiros que são publicados no Brasil. A plateia calorosamente o apoiou.
Enki Bilal
O iuguslavo Enki Bilal ganhou o Troféu HQMIX como Desenhista Estrangeiro, pelo álbum Tetralogia Monstro, que conta a história de Nike, Leyla e Amir, três órfãos nascidos sob as bombas do cerco a Sarajevo. Mas agora eles vivem num mundo futurista, em meio a novos conflitos e conspirações.
Tecendo uma narrativa pessoal e instigante, ligada à guerra destruidora da Iugoslávia na década de 1990, Bilal divide a história em quatro capítulos: “O Sono do Monstro”, “32 de Dezembro”, “Encontro em Paris” e “Quatro?”, sendo os dois últimos fundidos nesta edição completa a pedido do autor.
Nike, o personagem condutor da história, tem uma notável habilidade de rememorar detalhadamente todos os dias de sua vida; ao longo da HQ, ele vai aos poucos conseguindo se lembrar dos primeiros dias de vida, da ausência de seus pais e da terrível presença da guerra se desenrolando a seu redor e ao de Leyla e Amir, seus amigos de berço, na Sarajevo de 1993. A memória, representada de diferentes formas ao longo da narrativa, torna-se elemento central na trama, unindo a trajetória das três personagens num futuro sombrio e impiedoso. Em meio a tudo, surge um personagem misterioso, desumano e inumano: o próprio “Monstro” do qual fala o título da obra.
Numa trama intrincada e densa, que ora se volta para o passado, ora para o futuro, a realidade se torna duvidosa, e o leitor é facilmente envolvido pelas trajetórias das personagens. Não somente pela história original, pela narrativa de estilo particular, mas também pelo traço e cores em arte pintada, Tetralogia Monstro é uma obra-prima, que vale a pena ser conferida pelos amantes de quadrinhos.
Coleção Moebius
Desde 2011, a Editora Nemo vem trabalhando para trazer aos leitores brasileiros as fantásticas HQs de Moebius, pseudônimo do francês Jean Giraud, um dos maiores artistas do século XX, falecido em 2012. A primeira parte desse empreendimento se completou no ano passado com a publicação de Caos, oitavo volume que fecha com chave de ouro a Coleção Moebius, que reúne as obras clássicas do artista, em edições de alta qualidade gráfica.
Além de Caos, a Coleção Moebius da Editora Nemo conta com os seguintes títulos: Arzach, Absoluten Calfeutrail & Outras Histórias, O homem é bom?, A Garagem Hermética, As Férias do Major, O Homem do Ciguri e Crônicas Metálicas.
Concluída essa fantástica coleção, os leitores poderão continuar acompanhando a obra de Moebius na nova série pela Nemo: O Mundo de Edena, que já teve seus quatro primeiros volumes lançados: Na Estrela, Os Jardins de Edena, A Deusa e Stel. Ainda neste mês de setembro, deve chegar o quinto volume: Sra. Um belíssimo projeto que tem todas as chances de ganhar o Troféu HQMIX no próximo ano.
Mais informações sobre as publicações da Editora Nemo estão disponíveis no site: www.editoranemo.com.br, no Twitter @editoranemo, no Facebook www.facebook.com/nemoeditora e no canal do Youtube www.youtube.com/editoranemo. A Editora Nemo integra o Grupo Autêntica: www.grupoautentica.com.br
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom