Clientes
Autores da coleção Educação: Experiência e Sentido lançam novos títulos em São Paulo
Oct 20, 2014
Autores de 'A pedagogia, a democracia, a escola' e 'Tremores: escritos sobre experiência', conversam e autografam na próxima quarta-feira, 22 de outubro, a partir das 19h, na sede da Associação Mais Diferenças, em São Paulo.
Em A pedagogia, a democracia, a escola, os autores reúnem textos que são fragmentos do que poderia ser chamado de uma filosofia da educação que tenta lidar com os desafios da educação no presente. Eles concebem a filosofia não como saber ou sistema, mas como uma prática educativa, como um exercício de questionar e questionar-se. Segundo Kohan, coordenador da coleção, “esse exercício de pensamento se pratica sobre questões comuns que nos afetam e nos situam no cerne da experiência educacional, entendida por Masschelein e Simons – a partir da leitura de autores como Hannah Arendt e Jacques Rancière – como cena para uma ‘potência entusiasmada’, um ‘amor público ou mundano’ que se aproxima, assim, da experiência da amizade”.
Por fim, Tremores: escritos sobre experiência constrói uma forma de pensamento, de linguagem, de sensibilidade e de ação (porém, sobretudo de paixão) que situa o leitor para além dos marcos dominados pelos pares paciência/técnica ou teoria/prática. O título faz alusão ao caráter de vazio, de intervalo, de indecibilidade e de imprevisibilidade da experiência, assim como a sua natureza de “categoria livre”. Como se afirma no prólogo, “a experiência não pode fundamentar nenhuma técnica, nenhuma prática, nenhuma metodologia; a experiência é algo que pertence aos próprios fundamentos da vida, quando a vida treme, ou se quebra, ou desfalece”. A obra traz como diferencial um material adicional: a associação Mais Diferenças, que tem a educação e a cultura inclusivas como foco de atuação, produziu para este livro um DVD, que torna o conteúdo acessível para cegos, em versão do sistema Daisy, assim como para surdos, com algumas traduções em LIBRAS.
Sobre os autores − Jan Masschelein e Maarten Simons coordenam o Laboratório para a Educação e a Sociedade da Universidade de Louvain, Bélgica. Editores convidados de Educational Philosophy and Theory, coordenam séries nas editoras Springler e Acco e são coautores de numerosos artigos e livros no campo da Filosofia da Educação.
Carlos Skliar é pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e da Área de Educação da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), Argentina.
Jorge Larrosa é professor de Filosofia da Educação na Universidade de Barcelona. Licenciado em Pedagogia e em Filosofia, doutor em Pedagogia, realizou estudos de pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres e no Centro Michel Foucault da Sorbonne, em Paris.
Título: A pedagogia, a democracia, a escola
Autores: Jan Masschelein e Maarten Simons
Tradução: Vários
Número de páginas: 240
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-210-0
Título: Tremores: escritos sobre experiência
Autor: Jorge Larrosa
Tradução: Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi
Número de páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-437-1
Lançamento em São Paulo
Data: Quarta-feira, 22 de outubro
Conversa com autores - 19h - Sessão de Autógrafos - 20h
Local: Associação Mais Diferenças
Rua Lisboa, 445 - São Paulo (SP)
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom