Clientes
Manual de filosofia mostra o poder libertador do pensamento crítico
Nov 21, 2014
Nem sempre é fácil distinguir entre boas propostas e opiniões infundadas, entre verdades e preconceitos, principalmente se analisarmos as peculiaridades das diferentes sociedades ao longo de nossa história. Para auxiliar docentes e estudantes nessa tarefa, os professores de filosofia Bruno Guimarães, Guaracy Araújo e Olímpio Pimenta lançam, pela Autêntica Editora, o livro "Filosofia como esclarecimento", que funciona como um manual que acompanha o desenvolvimento da relação entre o exercício da razão e a conquista da liberdade, sem perder de vista os pensadores e suas motivações originais, contextualizadas na época em que viveram e atuaram.
Os principais aspectos da reflexão dos pensadores e das correntes filosóficas examinados foram a concepção de razão e as práticas de vida efetivas propostas em cada caso. “Evitamos a tentação – recorrente entre os filósofos – de buscar soluções universais para suas preocupações, o que facilmente resvala para o dogmatismo, inimigo perigoso de toda postura crítica. Associada ao conformismo e à falta de coragem, a atitude dogmática impede o mais importante: a conquista da autonomia por comunidades e indivíduos que se voltam para seu esclarecimento”, afirmam os autores na apresentação.
Em seis capítulos, abordam o esclarecimento grego, com os adversários de opinião Sócrates e Platão, passam pelo Renascimento e chegam ao Iluminismo e suas influências nos pensadores Kant e Nietzsche, visitando também Hegel, Marx e os filósofos da Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer, bem como o debate entre Foucault e Habermas, já no século XX. A obra pretende assim acompanhar as metamorfoses da razão em seu devir histórico.
Ao longo do livro, além de indicações de filmes e livros que ilustram cada época, há também excertos dos autores visitados, com propostas de reflexões sobre temas pontuais, bem como indicações de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula.
A obra integra a Coleção Práticas Docentes, que busca fazer a mediação entre o conhecimento produzido no ensino universitário e as práticas educacionais dos professores da educação básica, em suas três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
Sobre os autores – Bruno Guimarães, graduado em Psicologia pela UFMG, com mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma universidade, leciona, desde 1998, a disciplina de Introdução à Filosofia em diversas universidades e cursos.
Guaracy Araújo, graduado e mestre em Filosofia pela UFMG e doutorando em Filosofia pela UFRJ, é professor dos cursos de Filosofia e Direito da PUC Minas, bem como de diversas pós-graduações nessa universidade.
Olímpio Pimenta, professor de Filosofia na UFOP desde 1993, é mestre em Filosofia e doutor em Letras pela UFMG, tendo feito pós-doutorado em Filosofia na UFRJ em 2005.
Título: Filosofia como esclarecimento
Autores: Bruno Guimarães, Guaracy Araújo, Olímpio Pimenta
Número de páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-8217-429-6
Coleção: Práticas Docentes
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom