Clientes
Obras completas de Gregório de Matos ganham o Grande Prêmio da Crítica da APCA
Dec 02, 2014
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) anunciou ontem (1º de dezembro) a lista com os vencedores do 59º Prêmio APCA, que elege as melhores produções de 2014. Na categoria literatura, o Grande Prêmio da Crítica foi para João Adolfo Hansen e Marcello Moreira pelos cinco volumes das Obras Completas de Gregório de Matos, lançamento da Autêntica Editora.
Desbocado, instigante, cômico, devastador, gênio: muito se atribui a Gregório de Matos Guerra (1663?–1699?) e muito se especula sobre ele, como sua personalidade e sua literatura, mas pouco se sabe com exatidão. Do próprio punho conhece-se apenas uma assinatura no livro de matrícula do curso de Direito Canônico na Universidade de Coimbra, em Portugal. Com uma acidez satírica descomunal, a extensa obra pela qual recebe crédito carrega uma genialidade tão arrebatadora que fez nascer uma lenda literária: Boca do Inferno. Este mito do barroco brasileiro recebeu, dos críticos e historiadores românticos do século XIX, roupagem de positivista, determinista, racista, neovanguardista e tropicalista, além de protonacionalista e obsceno. Para desmistificar essa interpretação e fazer uma análise profunda e moderna dos seus textos, dois dos maiores especialistas em literaturas luso-brasileiras, João Adolfo Hansen, da USP, e Marcello Moreira, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, reuniram o Códice Asensio-Cunha com os textos do autor (ou autores) na coleção Gregório de Matos: Poemas atribuídos – Códice Asensio-Cunha, lançamento da Autêntica Editora, com apoio da Capes-Proex. São cinco volumes – o quinto é voltado exclusivamente à análise da obra de Gregório, com comentários e elucidações pertinentes e necessárias – que totalizam mais de 2.400 páginas.
Os organizadores buscaram nessa coleção manter a estrutura pensada no século XVIII. Assim, os poemas contidos nos volumes são dispostos, pela ordem, em “louvores e vitupérios à nobreza”; “louvores e vitupérios aos agentes da Igreja Católica, clérigos, freiras”; e os “dedicados às mulheres, algumas de qualidade, outras, não”. Os quatro primeiros volumes trazem o conjunto de poemas coletados no Códice Asensio-Cunha que circulou em Salvador nas últimas décadas do século XVII e na primeira metade do XVIII sob o nome “Gregório de Matos e Guerra”, então a mais importante autoridade poética local. Naquele tempo, os poemas eram continuamente refeitos pelo agenciamento de audição, memorização e remanejamentos pela voz e pela escrita, sendo as versões desse códice apenas uma das muitas possibilidades textuais implícitas na “tradição”.
No último volume da coleção, Para que todos entendais. Poesia atribuída a Gregório de Matos e Guerra – Vol. 5, João Adolfo Hansen e Marcello Moreira fazem um extenso ensaio que analisa os códigos bibliográficos e linguísticos do corpus poético colonial que se atribui ao Boca do Inferno (1633/1636-1696), publicado nos manuscritos do Códice Asensio-Cunha. Os especialistas detalham não só as opções da edição, mas também as divergências com a crítica literária hoje predominante. “A revisão que fazemos visa constituir categorias e conceitos teóricos e procedimentos analíticos aptos para propor uma história da crítica textual no Brasil que evidencie a historicidade da prática filológica, especificando seus anacronismos reproduzidos nas histórias literárias brasileiras”, explicam os especialistas na apresentação desta coleção que consegue evidenciar as diferentes facetas do sublime e vulgar Gregório de Matos e Guerra.
Sobre os organizadores – João Adolfo Hansen é professor titular de literatura brasileira no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Autor de estudos sobre as letras luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII e literaturas modernas. Marcello Moreira é professor titular de literatura brasileira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB. Especialista em letras luso-brasileiras.
Título: Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha – Vol. 1 |
Título: Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha – Vol. 2 |
Título: Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha – Vol. 3 |
Título: Gregório de Matos. Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha – Vol. 4 |
Título: Para que todos entendais. Poesia atribuída a Gregório de Matos e Guerra. Letrados, manuscritura, retórica, autoria, obra e público na Bahia dos séculos XVII e XVIII – Vol. 5 |
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom