Clientes
Inscrições para Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos abrem em 4 de agosto
Jul 31, 2008
Começa no próximo dia 4 de agosto o período de inscrições para o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com execução e patrocínio da Fundação SM. As inscrições terminam no dia 6 de outubro.
O intuito é incentivar experiências nacionais de promoção dos Direitos Humanos e reconhecer a contribuição das instituições na construção da cidadania no âmbito da educação formal. Podem participar instituições públicas e privadas de educação básica e superior e secretarias estaduais e municipais de educação, que tenham realizado projetos desse gênero com inicio até janeiro de 2008. Ao todo são quatro categorias; o vencedor de cada uma delas receberá R$ 15 mil e o segundo colocado, R$ 5 mil.
A primeira categoria premia as secretarias estaduais e municipais com estratégias de inserção dos Direitos Humanos nos currículos da educação básica. Na segunda concorrem escolas públicas e privadas que contemplem os Direitos Humanos nos planos político-pedagógicos das instituições.
No terceiro grupo estão aptas para inscrição as universidades públicas e privadas que tenham a Educação em Direitos Humanos em seus cursos e pesquisas em nível de graduação e pós-graduação. Por último, a quarta categoria é disputada por universidades que realizem trabalhos de extensão universitária, como formação continuada de profissionais ou ações voltadas à comunidade.
Mais informações, assim como regulamento e ficha de inscrição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, estão disponíveis no site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.
FUNDAÇÃO SM - A Fundação SM tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa, por meio de um amplo projeto de educação. “Para isso, procuramos conhecer e atender às necessidades do dia-a-dia do professor, da escola e dos sistemas públicos de ensino. Buscamos também fomentar a educação em valores para pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos, promovendo a formação de cidadãos livres e participativos, capazes de continuar aprendendo sempre”, afirma o diretor-geral do Grupo SM no Brasil, Igor Mauro. O grupo, criado na Espanha há mais de 60 anos, é liderado pela Fundação SM, que define as linhas de atuação das demais empresas e retorna para a sociedade os lucros gerados por elas.
“Responsabilidade e inovação pautam o nosso trabalho, que pretende estar sempre próximo da escola”, explica Igor Mauro. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM já conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado, integrado a um projeto educacional que prevê ainda o estímulo à formação continuada de professores e o incentivo à reflexão sobre educação, o apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e o fomento à leitura e à produção literária, com destaque para iniciativas como o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil.
Assessoria de Imprensa de Edições SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br