Clientes
Projeto Joga Lá leva alunos e professores de escolas públicas para a Espanha
Oct 08, 2008
Uma semana em Barcelona e Madrid, com passeios, visitas a museus e pontos turísticos e até mesmo a oportunidade de assistir a uma partida entre o Barcelona e o Atlético de Madrid. É esse o prêmio que um grupo de 18 alunos e professores de seis escolas públicas está usufruindo, até o próximo sábado. Eles venceram o Joga Lá, um projeto de Educação em Valores e para a Cidadania por meio do esporte, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Futebol Clube Barcelona e apoio da Fundação SM.
Eles embarcaram no dia 3 de outubro. A volta está prevista para o próximo sábado, dia 11. Até lá, um grupo de 18 alunos e professores de seis escolas públicas brasileiras vai conhecer o Acuarium Imax, o Parque Güel, o Museu da Ciência, o Museu Picasso e a Sagrada Família, obra de Gaudí que é o cartão postal de Barcelona. Ainda nesta semana, irão para Madrid e Toledo, onde também vão visitar museus e participar de atividades lúdicas e oficinas.
Eles foram os ganhadores do Joga Lá, um projeto da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação em Valores e para a Cidadania por meio do esporte, em parceria entre o Ministério da Educação, a Fundação Futebol Clube Barcelona, com apoio da Fundação SM. Escolas que fazem parte do programa do Ministério da Educação Mais Educação inscreveram projetos esportivos com grande potencial educacional que fomentassem os valores de cidadania, solidariedade, jogo limpo e convivência. O critério de seleção das atividades foi o de que tivessem um caráter efetivo e que pudessem ser replicadas em outras realidades.
A execução do projeto no Brasil foi dividida em três fases. A primeira etapa aconteceu entre fevereiro e junho deste ano, dentro do programa Mais Educação do MEC. Nesse período, 200 municípios brasileiros em situação de vulnerabilidade e baixo índice de desenvolvimento humano, foram convidados a participar do projeto com uma atividade por município.
A segunda etapa foi de seleção por estado ou região, quando foram escolhidas 14 atividades. E em agosto, a etapa final de seleção dos seis vencedores, cada um contemplando um aluno, uma aluna e um professor de cada instituição. As escolas ganhadoras são:
- Goiás: Instituto Novo Goiás (Cachoeira Dourada)
- Maranhão: Escola Unidade Integrada Joaquim Gomes de Souza (São Luís)
- Pernambuco: Escola Municipal Izaurina de Castro Silva (Olinda)
- Rio de Janeiro: Escola Municipal Adérito Gomes Gouveia (São João de Meriti)
- Sergipe: Escola Estadual Tobias Barreto (Aracaju)
- Tocantins: Escola Estadual Beira Rio (Porto Nacional)
Para conhecer as propostas vencedoras, clique no nome da escola, na relação acima.
Segundo Igor Mauro, diretor geral do Grupo SM no Brasil, “o Joga Lá é uma iniciativa que tem tudo a ver com a missão da Fundação SM: estimula a consolidação e difusão de valores fundamentais na educação e no esporte como o respeito ao outro e à diversidade, e o trabalho em equipe. São ações como essa que podem fazer a diferença na vida dos ganhadores e na convivência de suas comunidades”.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br