Clientes
Coleção De olho aberto discute direitos humanos para os jovens leitores
Dec 03, 2008
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos no próximo dia 10 de dezembro. Uma oportunidade para abordar o assunto com crianças e jovens, revisitando a bibliografia disponível sobre o tema.
Diversos títulos de Edições SM dirigidos aos jovens tratam dessa questão. A coleção De olho aberto, por exemplo, traz relatos sobre a situação das mulheres na África e na Ásia, as vítimas das minas de guerra, os campos de refugiados palestinos, o trabalho infantil e a guerrilha na Colômbia.
Estruturados em relatos ficcionais e verídicos, os livros dessa coleção trazem ainda um dossiê com dados sobre cada um dos temas tratados, contribuindo para a compreensão da realidade sócio-econômica e política atual.
Além dessa coleção, Edições SM acaba de lançar Nascemos livres, do premiado escritor Bartolomeu de Campos Queirós, que adapta para crianças e jovens os artigos da Declaração dos Direitos Humanos, reforçando em cada uma das passagens o direito à igualdade e à liberdade entre os povos e às pessoas.
Veja, a seguir, mais informações sobre os livros da coleção De olho aberto e de Nascemos livres:
A força de Bedirya - A educação de meninas na África
Gérard Dhotel
Tradução: Heitor Ferraz Mello
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 80
ISBN: 978-85-7675-201-1
Este é o depoimento, baseado em fatos verídicos, de um repórter que visita a Eritréia, na África. Lá, conhece as condições de vida da população (que sobrevive à seca e ao fim de 30 anos de guerra contra a Etiópia) e acompanha de perto o destino de Bedirya, cujo maior sonho é voltar a estudar. Conhecendo a vida diária da menina, tem-se um retrato fiel da realidade atual da África.
Crianças feridas - Uma mina, uma vida amputada
Reine-Marguerite Bayle
Tradução: Heitor Ferraz Mello
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 96
ISBN: 978-85-7675-202-8
Este livro traz dois relatos ficcionais sobre crianças, em diferentes partes do mundo, que sofrem mutilações por conta de minas explosivas, enterradas durante períodos de conflito armado. A primeira narrativa se passa no Camboja, na Ásia, e a outra em Moçambique, na África. Por meio dos relatos, a autora discute com sutileza um tema forte e atual: como a guerra continua destruindo vidas mesmo depois de encerrada.
Os operários com dentes de leite - Histórias sobre o trabalho infantil
Sigfrid Baffert
Tradução: Marcos Bagno
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 132
ISBN: 85-7675-126-7
O tema do trabalho infantil é abordado em três relatos de diferentes épocas. Os textos lembram que a realidade de crianças sem infância vem de muito tempo. As histórias falam de duas meninas coreanas que trabalham numa tecelagem na França atual; de uma mulher marroquina que passou a infância entre teares em Fez-el-Bali; e de um menino operário na França pré-revolucionária do século XIX.
A pesca milagrosa - A guerrilha na Colômbia
Alain Devalpo
Tradução: Pauline Alphen
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 84
ISBN: 85-7675-124-0
A partir da história ficcional de Tomys, que é seqüestrado por guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), e o drama real do engenheiro Pavel e da senadora Ingrid Betancour, também em poder dos guerrilheiros, o leitor entra em contato com a realidade da Colômbia, marcada por contradições históricas e pela guerra civil que afeta o país há décadas.
Os pichadores de Jabalia - A vida em um campo de refugiados palestino
Ouzi Dekel
Tradução: Paulo Daniel Farah
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 80
ISBN: 85-7675-132-1
Faixa de Gaza, campo de refugiados palestino. Youval, um jovem soldado israelense, vai servir no campo de Jabalia. Ali, vivencia o difícil cotidiano dos milhões de refugiados sem pátria. Ao acompanhar um pequeno grupo de pichadores que imprime mensagens de resistência nos muros do campo, Youval aprende que a diferença é uma experiência enriquecedora.
Nakusha, a indesejável - Mulheres oprimidas na Ásia
Laurence Binet
Tradução: Paulo Daniel Farah
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Número de páginas: 80
ISBN: 85-7675-134-8
Este livro traz dois relatos sobre meninas que são perseguidas simplesmente por terem nascido mulheres. Por meio desses depoimentos ficcionais, o leitor entra em contato com a situação feminina em países da Ásia. Na primeira história, Nakusha vive na Índia como uma verdadeira escrava, submetida às vontades de seu pai. Na segunda, Latifa, que vive no Afeganistão, vê sua liberdade roubada pela guerra civil e pelo fanatismo religioso.
Nascemos livres - A declaração dos direitos humanos em imagens
Adaptação: Bartolomeu Campos de Queirós
Número de páginas: 72
Formato: 24 x 27,5 cm
ISBN: 978-85-7675-194-6
Nascemos Livres é uma versão ilustrada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento onde são enumerados os direitos e liberdades de todos os seres humanos, sem exceção. A partir de uma versão simplificada desse documento, elaborada pela Anistia Internacional (seção da Inglaterra), Bartolomeu Campos de Queirós faz uma adaptação livre e criativa dos trinta artigos da Declaração, introduzindo o jovem leitor no universo dos direitos humanos, incentivando o que já prevê o artigo 26 da Declaração: uma educação que valorize e fortaleça o respeito aos direitos e liberdades fundamentais do Homem.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br