Clientes
Mito maia tem sua versão inédita em português para crianças
Jan 06, 2009
O Popol Vuh, escrito na língua maia-quiché, é um dos poucos livros maia que sobreviveu à colonização europeia da América. Nesta compilação de lendas que, juntas, formam uma concepção única da origem do mundo, o leitor encontra rituais de sacrifício, cenários míticos, seres extraordinários e mágicos que revelam a cultura e o sistema religioso das civilizações pré-colombianas que ocupavam o que hoje é a Guatemala e o sul da península de Iucatã. Em Os gêmeos do Popol Vuh, lançamento de Edições SM, Jorge Luján narra para o público infanto-juvenil uma dessas histórias de profunda beleza e de significados complexos.
Os gêmeos do Popol Vuh enriquece o olhar acerca da diversidade das sociedades humanas. Levantando outras questões importantes para o mundo moderno, como a indiferença e hostilidade em relação ao meio ambiente, ajuda a romper com a noção atual de que num mundo caótico, violento e fragmentado, as ações - sejam individuais ou coletivas - têm pouca possibilidade de produzir algum efeito.
O enredo é centrado nas aventuras dos irmãos gêmeos Hun Ah Pu e X Balam Ke, que se aliam à natureza e usam a magia e o poder da palavra para derrotar as forças que governam o mundo dos mortos. A narrativa desta viagem, além de proporcionar uma melhor compreensão dos mitos maias, destaca a importância da aprendizagem na superação de obstáculos e relabora temáticas presentes em quase todas as culturas humanas, como a clássica divisão do mundo em forças do Bem e do Mal.
Os gêmeos do Popol Vuh faz parte da coleção Cantos do Mundo que propõe um passeio pelos cinco continentes para conhecer outros povos e um mundo de histórias. Nesse sentido, os valores, conhecimentos e formas de compreender o mundo presentes no mito maia levam à discussão sobre a construção da memória coletiva, um dos objetivos da obra de Jorge Lujan.
Sobre o autor – Jorge Luján nasceu em Córdoba, Argentina, e vive na Cidade do México. Escritor e músico, ele recebeu, entre outros, o Premio AL Arte Editorial 2005, da Cámara de La Industria Editorial Mexicana, e o Premio de Poesia para Niños 1995, da Asociación de Literatura Infantil y Juvenil Argentina.
Sobre o ilustrador – Saúl Oscar Rojas nasceu em Catamarca, Argentina, e mora hoje em Buenos Aires. Há mais de vinte anos se dedica à ilustração infantil e muitos de seus trabalhos integram os catálogos de bienais importantes no mundo todo. Em 2001, recebeu o Premio Lazarllo de Ilustracíon, da Organizacíon Española para El Libro Infantil y Juvenil.
Título: Os gêmeos do Popol Vuh
Autor: Jorge Luján
Ilustração: Saúl Oscar Rojas
Tradução: Heitor Ferraz Mello
Número de páginas: 80
Formato: 21 x 27 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7675-170-0
Edições SM
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br