Clientes
Edições SM homenageia os jornalistas nas suas dicas de leitura
Mar 31, 2009
Para comemorar o Dia do Jornalista, em 7 de abril, Edições SM sugere vários títulos para crianças e jovens que abordam a vida e os desafios deste profissional. Há tanto romances como livros-reportagem, que ajudam a entender melhor a função do jornalismo na sociedade contemporânea.
Em Com Clara somos 6, Peter Härtling conta a história de família Scheurer, que dá um duro danado para manter os três filhos – o pai trabalha como jornalista, e a mãe largou a profissão para cuidar do lar. Eles vivem numa casa que parece uma caixa de sapatos, agora totalmente de pernas para o ar com a notícia inesperada: a mãe está grávida do quarto filho. Em meio a altos e baixos, a chegada do bebê vai propiciar à família um aprendizado difícil mas compensador. Indicado para leitores críticos (a partir dos 12 anos).
Já em A menina do tempo, de Eva Piquer, a mãe de Íris é uma famosa meteorologista. Quando elas de mudam de cidade, Íris começa outra vida. Seu maior desafio é aparecer no telejornal da escola como “a menina do tempo”. Porém, ela passa por acontecimentos como a primeira menstruação e a amizade com uma garota com anorexia, descobrindo que a vida não é tão previsível quanto os fenômenos climáticos. Dessa maneira, o livro retrata de uma forma descontraída um pouco mais dos desafios da profissão jornalística. Indicado para leitores fluentes (a partir dos 10 anos).
Por outo lado, A força de Bedirya: a vida de meninas na Eritreia, de Gérard Dhotel, é um depoimento, baseado em fatos verídicos, de um repórter que visita a Eritreia, na África. Lá conhece as condições de vida da população – que sobrevive à seca e ao fim de trinta anos de guerra contra a Etiópia – e acompanha de perto o destino de Bedirya, cujo maior sonho é voltar a estudar. Conhecendo o cotidiano da menina, tem-se um retrato fiel da realidade desse país da África. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).
O livro Imagens que contam o mundo, de Eric Godeau, foi organizado com fotografias da Magnum, famosa agência fundada em 1947 e que se tornou referência para fotojornalistas do mundo todo. Muitas de suas fotos fizeram história. Com texto jornalístico de fácil leitura, introdução para cada década a partir de 1945 e imagens dos principais acontecimentos desde então, esta publicação faz uma retrospectiva de um período bastante presente em nossas vidas. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).
Conheça outros títulos de Edições SM em www.edicoessm.com.br.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br