Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 03 Edições SM homenageia os jornalistas nas suas dicas de leitura

Clientes

Edições SM homenageia os jornalistas nas suas dicas de leitura

Mar 31, 2009

Para comemorar o Dia do Jornalista, em 7 de abril, Edições SM sugere vários títulos para crianças e jovens que abordam a vida e os desafios deste profissional. Há tanto romances como livros-reportagem, que ajudam a entender melhor a função do jornalismo na sociedade contemporânea.

Em Com Clara somos 6, Peter Härtling conta a história de família Scheurer, que dá um duro danado para manter os três filhos – o pai trabalha como jornalista, e a mãe largou a profissão para cuidar do lar. Eles vivem numa casa que parece uma caixa de sapatos, agora totalmente de pernas para o ar com a notícia inesperada: a mãe está grávida do quarto filho. Em meio a altos e baixos, a chegada do bebê vai propiciar à família um aprendizado difícil mas compensador. Indicado para leitores críticos (a partir dos 12 anos).

Já em A menina do tempo, de Eva Piquer, a mãe de Íris é uma famosa meteorologista. Quando elas de mudam de cidade, Íris começa outra vida. Seu maior desafio é aparecer no telejornal da escola como “a menina do tempo”. Porém, ela passa por acontecimentos como a primeira menstruação e a amizade com uma garota com anorexia, descobrindo que a vida não é tão previsível quanto os fenômenos climáticos. Dessa maneira, o livro retrata de uma forma descontraída um pouco mais dos desafios da profissão jornalística. Indicado para leitores fluentes (a partir dos 10 anos).

Por outo lado, A força de Bedirya: a vida de meninas na Eritreia, de Gérard Dhotel, é um depoimento, baseado em fatos verídicos, de um repórter que visita a Eritreia, na África. Lá conhece as condições de vida da população – que sobrevive à seca e ao fim de trinta anos de guerra contra a Etiópia – e acompanha de perto o destino de Bedirya, cujo maior sonho é voltar a estudar. Conhecendo o cotidiano da menina, tem-se um retrato fiel da realidade desse país da África. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).

O livro Imagens que contam o mundo, de Eric Godeau, foi organizado com fotografias da Magnum, famosa agência fundada em 1947 e que se tornou referência para fotojornalistas do mundo todo. Muitas de suas fotos fizeram história. Com texto jornalístico de fácil leitura, introdução para cada década a partir de 1945 e imagens dos principais acontecimentos desde então, esta publicação faz uma retrospectiva de um período bastante presente em nossas vidas. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).

Conheça outros títulos de Edições SM em www.edicoessm.com.br.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom