Clientes
Compreender a doença para dar valor à saúde
Jul 28, 2009
Explicar o significado que uma doença tem na vida de uma pessoa, de uma família ou da sociedade não é fácil nem mesmo para adultos, especialmente em tempos de epidemia como a gripe A, quando o menor sintoma causa alarme. Aproveitando o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto, aniversário do médico sanitarista Oswaldo Cruz, responsável pela criação das vacinas contra a varíola, febre amarela e peste bubônica), Edições SM apresenta títulos que podem ajudar professores e pais a discutir, com crianças e jovens, desde uma simples catapora até casos mais complexos como síndrome de Down, anorexia e obesidade, leucemia e internação hospitalar.
Os leitores em processo (a partir de 8 anos) têm Papai entrou numa fria, do peruano Carlos Villanes Cairo. O nascimento do irmão rouba de Jimena o lugar central na família. Sente-se ainda mais rejeitada quando o bebê fica doente por ter contraído catapora, já que todas as atenções se voltam para ele. Para piorar a situação, o pai, que ela considerava infalível, um super-homem, também pega a doença e fica muito mal. Diante dessas situações, Jimena aprende a conciliar seus desejos com a realidade.
Já em Diferentes somos todos, da brasileira Alina Perlman, as crianças mergulham em temas relacionados a inclusão social e respeito pelas diferenças. Carminha ganha uma bolsa de estudos para frequentar uma escola de pessoas mais ricas. Mas se sente excluída, pois mora na periferia. Esse sentimento irá mudar quando encontra Laura e descobre que tem algo em comum com a amiga: ambas têm irmãos com Síndrome de Down. Juntas, elas resolvem batalhar pela inclusão das crianças e resgatam valores importantes como companheirismo e respeito pelos outros.
Para leitores críticos (a partir de 12 anos), uma das sugestões é Uma vida de peso, do francês Mikaël Ollivier. Aos quinze anos, Ben percebe que um de seus maiores prazeres – comer – representa sério risco à saúde: ele está se tornando obeso. Prazer, refúgio e prisão: como lidar com a compulsão pela comida? Fragilizado pela separação dos pais, pelo primeiro fracasso amoroso e pelas dificuldades que a obesidade impõe, Ben começa a descobrir mais sobre si mesmo e a enfrentar o amadurecimento.
Em Alice no espelho, da brasileira Laura Bergallo, os jovens podem entrar em contato com a anorexia e a bulimia. Para enfrentar seus problemas, que passam pela ausência do pai e pelo descaso da mãe, Alice começa a se autodestruir, entrando num processo de anorexia e bulimia, que a levará ao fundo do poço. Mesclando a história de Alice com a de Alice no país do espelho, clássico de Lewis Carroll, a autora retrata de modo sensível um drama cada vez mais presente no mundo de hoje.
Ainda para leitores críticos, há O tempo das surpresas, do brasileiro Caio Riter. Na obra são abordados temas polêmicos, como drogas, iniciação amorosa, leucemia, vida hospitalar e separação dos pais. Internado há meses em um hospital, Alexandre lembra-se de vários acontecimentos e reavalia sua vida à luz do impasse da doença e do risco de morte iminente. A partir do relato em primeira pessoa do rapaz, o livro explora o contraste entre as descobertas, os sonhos e aspirações característicos da adolescência e a ruptura angustiante (para o doente e para os que o cercam) imposta pelo combate ao câncer.
Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br