Clientes
Narrativas míticas e simbólicas de povo indígena Kaingang revelam novas formas de entender o mundo
Sep 24, 2009
Paiquerê, o paraíso dos Kaingang é uma narrativa primordial de um povo indígena hoje espalhado em mais de 30 reservas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Valendo-se de um narrador-xamã, Cléo Busatto alinha três histórias da mitologia kaingang que indicam suas crenças, tradições, cultura e como eles se estruturam em sociedade: a primeira fala sobre a terra prometida, o paraíso; a segunda, sobre a conquista do fogo; e a última, sobre o grande dilúvio e a origem dos kaingangs.
Com a promulgação da lei que institui o ensino da cultura indígena no currículo escolar das escolas públicas e privadas, este lançamento de Edições SM vem suprir uma carência de publicações do gênero no mercado brasileiro. Além disso, a temática em favor da diversidade cultural oferece subsídios para o leitor se posicionar criticamente num mundo onde a xenofobia, o racismo e o preconceito ainda são muito presentes.
Indicado para leitores em processo (a partir dos 8 anos), este livro traz narrativas que falam de temas comuns e importantes a várias culturas, mas abordados e concebidos de forma peculiar. Os indígenas têm outra maneira de interpretar o mundo, bem diversa do homem branco, e é fascinante e enriquecedor poder perceber essas diferenças a partir de referências tão familiares para nós.
O traço robusto e colorido de Joãocaré complementa as histórias com vivacidade. Além disso, as imagens remetem a um universo da fantasia, da magia e do sonho, cheias de simbologias, como costumam ser as narrativas míticas e cosmogônicas.
Sobre a autora – Cléo Busatto é escritora, mediadora em projetos de oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil e narradora oral de histórias. Mestre em Teoria Literária pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e pesquisadora transdisciplinar formada pelo Cetrans (Centro de Transdisciplinaridade), já publicou Pedro e o Cruzeiro do Sul, por Edições SM.
Sobre o ilustrador – Joãocaré é ilustrador, músico, professor de ioga e ex-grafiteiro. Nasceu em Porto Alegre, mas mora em Berlim, Alemanha. O primeiro livro infantil que ilustrou recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 2008. A partir deste ano João pretende dividir seu tempo entre a Europa, onde estão os filhos, e o Brasil, sua terra natal.
Título: Paiquerê, o paraíso dos Kaingang
Coleção: Cantos do Mundo
Autora: Cléo Busatto
Ilustrações: Joãocaré
Número de páginas: 48
Formato: 25,5 x 25 mm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7675-455-8
Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br