Clientes
Argentina María Teresa Andruetto vence Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2009
Oct 26, 2009
Considerado o mais importante reconhecimento na categoria, o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil anunciou a escritora argentina María Teresa Andruetto como a vencedora de sua quinta edição, dentre 35 candidatos de 13 países concorrentes. Segundo a comissão julgadora, o conjunto de sua obra literária mostra a busca do equilíbrio entre a linguagem narrativa e poética, diversidade de temas e gêneros literários, diferentes planos de leitura e tratamento inovador para gêneros tradicionais.
O júri do Prêmio também atribuiu menção especial ao jornalista colombiano Evelio José Rosero Diago, pela originalidade na construção das vozes narrativas de sua obra e pelo tratamento que renova temas frequentes da literatura infantil e juvenil.
María Teresa Andruetto vai receber o Prêmio Ibero-americano SM (estatueta e 30 mil dólares) em cerimônia que acontece no dia 1º de dezembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
Realizado anualmente desde 2005, o Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil tem como objetivo reconhecer os autores que escrevem em qualquer uma das línguas faladas na comunidade ibero-americana e que possuem obras valiosas no âmbito da literatura infantil e juvenil. Os ganhadores das edições anteriores foram o espanhol Juan Farias, a colombiana Gloria Cecilia Díaz, a espanhola Montserrat del Amo e o brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós.
A Fundação SM promove o prêmio em conjunto com as organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-américa: Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc), Internacional Board on Books for Young People (IBBY), Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Oficina Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feira Internacional do Livro da Guadalajara.
O anúncio ocorreu na última quarta-feira (21 de outubro), em Santiago (Chile), pela comissão julgadora composta por Manuel Peña Muñoz (Chile), do Cerlalc; Beatriz Helena Robledo (Colômbia), da Fundação SM; Verónica Uribe (Chile), do IBBY; Cecilia Bajour (Argentina), da OEI; e Daniela Schütte González (Chile), da Unesco-Orealc.
María Teresa Andruetto – Atua desde os seus 25 anos no campo da literatura infantil e juvenil, e fundou o Centro de Difusão e Investigação de Literatura Infantil e Juvenil, em Córdoba, na Argentina. É também secretária de redação da revista especializada Piedra Libre, membro do conselho consultivo do Programa para a Leitura da Universidade Nacional de Córdoba e do conselho consultivo da editorial chilena de poesia Intemperie e da revista de poesia El Camarote (Viedma/Argentina), além de moderadora do blog http://narradorasargentinas.blogspot.com sobre narrativas de mulheres de seu país. Já ganhou vários prêmios e publicou mais de uma dezena de livros para crianças e jovens.
Evelio José Rosero Diago – Jornalista e escritor, estudou Comunicação Social na Universidade Externado de Colômbia. Começou sua trajetória como escritor aos 20 anos e publicou sua primeira história, Juliana, no diário de maior circulação na Colombia, El Tiempo. No ano seguinte, 1979, ganharia seu primeiro prêmio, o Nacional del Cuento Gobernación del Quindío, pelo relato Ausentes, publicado pelo Instituto Colombiano de Cultura no livro 17 Cuentos Colombianos.
Mais informações estão disponíveis no site: www.grupo-sm.com