Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 11 Coleção Resistência estreia com biografias de Rosa Parks e Víctor Jara

Clientes

Coleção Resistência estreia com biografias de Rosa Parks e Víctor Jara

Nov 26, 2009

Sempre houve no mundo homens e mulheres que souberam dizer não ao que lhes parecia inaceitável. Pessoas que tiveram coragem de se levantar e lutar pela liberdade, pela justiça ou, simplesmente, por um pouco de dignidade. Ao dizer não, elas optaram por nadar contra a corrente, olhar para o próximo e batalhar por um bem coletivo numa época em que era muito mais fácil fechar os olhos para o que acontecia à sua volta.

Com o intuito de apresentar um pouco da história desses contestadores e as situações que os levaram a erguer a voz no meio da multidão, Edições SM lança a coleção Resistência, que reúne biografias romanceadas de personagens históricos que souberam dizer "não" à injustiça e ao aviltamento. Um pequeno dossiê apresenta informações sobre a luta em que se engajaram e as razões para levarem-na adiante. O tratamento ficcional e o espírito de indignação e revolta próprio da juventude favorecem a identificação do leitor com o biografado.

Dois romances marcam a estreia da nova coleção e retratam as vidas de Rosa Parks, uma mulher que combateu a discriminação racial nos Estados Unidos, e Víctor Jara, um homem que, por meio da música, lutou contra a ditadura de Pinochet no Chile.

Em ambas as obras, o leitor encontra ao final indicações de livros, filmes e sites para saber mais sobre o assunto, além de fotos de momentos históricos dos biografados.

Rosa Parks: não à discriminação racial

Autor: Nimrod (Chade)
Tradução: Marcos Bagno
Número de páginas: 64
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7675-459-6
Indicação: leitor crítico mais (a partir de 14 anos)
Coleção: Resistência

Escrito por Nimrod, esta biografia romantizada descreve um momento-chave na vida de Rosa Parks, uma das mais importantes ativistas do movimento negro norte-americano: o dia em que, sentada num ônibus, ela se recusa a ceder seu lugar a um homem branco, infringindo as leis vigentes na época. Seu ato de “desobediência civil” evidenciou as desigualdades norte-americanas e o confronto que aquela sociedade travava entre o passado escravagista e o presente discriminador. Rosa Parks se tornou marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos e inspirou inúmeras lideranças e grupos contrários ao racismo e ao apartheid em diferentes lugares.

No prefácio deste livro, Acácio S. Almeida Santos (professor do Departamento de Antropologia da PUC-SP) escreve que “o leitor brasileiro tem aqui a oportunidade de participar de uma das mais singelas homenagens à memória da mãe da luta pelos direitos civis nos EUA, num surpreendente e inquietante relato de como a comunidade afro-americana se levantou contra as leis Jim Crow e promoveu o mais longo boicote ao transporte público de que se tem notícia”.

Sobre o autor - Nimrod nasceu em 1959 no Chade, país que pertencia à África Equatorial Francesa,. Hoje mora e escreve na França. Publicou vários livros de poesia e fundou as revistas literárias Aleph Beth e Agotem.

Victor Jara: não à ditaduraVíctor Jara: não à ditadura

Autor: Bruno Doucey (França)
Tradução: Rodrigo Villela
Número de páginas: 80
Formato: 11,5 x 20,5 cm
Preço: R$ 24,00
ISBN: 978-85-7675-460-2
Indicação: leitor crítico mais (a partir de 14 anos)
Coleção: Resistência

Em 11 de setembro de 1973, o golpe de estado liderado por Augusto Pinochet derrubou o governo de Salvador Allende. O resultado foi a destruição de tudo o que havia de democrático no Chile, desde o parlamento e jornais da oposição às universidades públicas e centros culturais. Com a extinção dessas organizações, pretendia-se exterminar a memória do país, da sua cultura e da sua história.

O livro de Bruno Doucey apresenta a vida e a luta de um dos militantes contrários ao governo autoritário. Víctor Jara não precisou pegar em armas, mas encontrou na música uma forma de protesto para combater as injustiças e a violência. Suas canções revelavam a brutalidade do regime militar, e Jara não se intimidava em cantá-las em público. Essa atitude lhe gerou muitos inimigos, que, logo após o golpe de estado, a prisão e a morte do compositor.

“As músicas e a cultura em geral tiveram papel importante na resistência às ditaduras, porque o povo se sensibiliza facilmente com elas, que muitas vezes levam mensagens bastante críticas ao poder ditatorial”, escreve o cientista político Emir Sader, no prefácio deste livro.

Sobre o autor - Bruno Doucey nasceu na França em 1961. Editor, poeta e escritor, ele faz de seus livros uma forma de combater as injustiças.

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e a valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom