Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 11 Manuscritos de um diário registram a passagem de sentimentos variados e mostram que é possível transformar o ódio em tolerância

Clientes

Manuscritos de um diário registram a passagem de sentimentos variados e mostram que é possível transformar o ódio em tolerância

Nov 19, 2009

Como se fossem verdadeiras páginas arrancadas de um diário, O cara apresenta tipologia de letra manuscrita sobre uma área quadriculada, repleta de ilustrações. Nestas folhas, encontramos as confissões de uma pessoa que anda “com a cabeça nas estrelas, os pés na felicidade e a alegria dentro do coração”. Mas, de repente, ao encontrar um “cara” estranho os sentimentos mudam e ele passa a ser movido pela indignação, pela impulsão e até pela violência.

O “cara” não tinha nada de especial, mas o fato de não saber sorrir, sonhar e tampouco amar irrita o narrador-protagonista. E, sem pensar duas vezes, pois “Aquilo foi mais forte do que eu: apanhei um pedregulho [...] e atirei nele”. Porém o homem se abaixa e o projétil acaba acertando o chapéu de uma mulher que passava naquele momento.

Surpreendentemente a pessoa atingida não responde com o mesmo gesto. Ao contrário, devolve um sorriso, um olhar e contando histórias mostra como é possível transformar ódio em tolerância.

As imagens de Fabienne Cinquin dão vida e intensidade às páginas do diário. Com ilustrações diretamente referenciadas na obra do surrealista René Magritte (1898-1967), a ilustradora mistura aquarela e colagem dialogando de forma complementar às palavras do texto. O resultado, às vezes de clima sombrio, outras vibrante, traduz o cotidiano e o sentimento do protagonista.

No Ano da França no Brasil, o lançamento de O cara integra o esforço de Edições SM em apresentar ao público brasileiro a variada produção literária francesa para crianças e jovens.

Sobre o autor – Philippe Barbeau nasceu em Blois, França, em 1952. Ele passa grande parte do tempo imaginando histórias. Tem várias em sua cabeça e gosta de escrevê-las com humor e poesia.

Sobre a ilustradora – Fabienne Cinquin nasceu na França, em 1970. Sempre disposta a uma nova aventura gráfica, ela passeia entre ilustrações de livros e de cartazes, pinturas de murais e cenografia.

Título: O cara
Autor: Philippe Barbeau (França)
Ilustradora: Fabienne Cinquin (França)
Tradução: Marcos Bagno
Número de páginas: 48
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 30,00
ISBN: 978-85-60820-36-8
Indicação: leitor fluente (a partir dos 10 anos)
Coleção: Comboio de Corda - Álbum

Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br

Document Actions

 

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom