Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 12 Nova edição de prêmio, atividades e dicas de leitura reforçam proposta do Grupo SM no Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Clientes

Nova edição de prêmio, atividades e dicas de leitura reforçam proposta do Grupo SM no Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Dec 01, 2009

Com o objetivo de construir um mundo sob novas bases ideológicas, as potências do pós-guerra estabeleceram medidas para uma futura “paz” e delinearam os direitos humanos básicos. Assim, em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que procura promover até hoje o respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos.

Para lembrar a data, o Grupo SM anuncia a nova edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), dá dicas de leitura e ainda sugere atividades que fazem as crianças exercitarem a cidadania.

Para os professores, há várias sugestões de atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, como roda de leitura, preparação de cartazes e até mesmo a organização de uma festa. As propostas estão no Canal do Professor, acessível no site: www.edicoessm.com.br/pnld.

Como dica de leitura, a sugestão é Nascemos livres, obra da Anistia Internacional adaptada pelo escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós. Cada um dos 30 artigos da Declaração traz a ilustração de um artista plástico e/ou ilustrador reconhecido internacionalmente, como Niki Daily, Polly Dunbar, Fernando Vilela, Piet Grobler, Satoshi Kitamura, entre muitos outros. Clique aqui para mais informações sobre a obra.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos - Em 2010 será realizada a segunda edição do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, criado em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A premiação é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

Concebido numa perspectiva pedagógica, o objetivo do PNEDH não é apenas o de premiar as melhores práticas de educação em direitos humanos, mas estimular a colaboração entre diferentes agentes envolvidos com a educação nacional e consolidar a percepção segundo a qual os direitos humanos se realizam na coletividade, nos relacionamentos sociais, no estabelecimento de vínculos que respeitam e valorizam a diversidade. Por isso a premiação não é concedida a indivíduos, mas a instituições de educação, espaços onde as pessoas devem não só conhecer seus direitos, mas vivenciá-los no seu cotidiano, para que possam integrar-se de forma ativa na sociedade, ampliar seus conhecimentos, adaptarem-se às mudanças sociais e do trabalho, e dispor da palavra e da ação para o exercício de seus direitos como pessoas livres.

Para o próximo ano, o PNEDH irá premiar quatro categorias:

  • As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos: inscrições de Secretarias Estaduais, Municipais e do Distrito Federal de Educação
  • A Educação em Direitos Humanos na Escola: inscrições de Escolas Públicas e Privadas de Educação Básica
  • A Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos: inscrições de Instituições de Educação Superior Públicas e Privadas
  • A Sociedade na Educação em Direitos Humanos: inscrições de Organizações não-governamentais, instituições sociais, entidades civis, setores de educação e cultura, empresas públicas, privadas.

As inscrições serão abertas no primeiro semestre de 2010. Para conhecer os trabalhos inscritos em 2008, visite o site: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e a valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom