Clientes
Pivetim, romance de Délcio Teobaldo, vence Prêmio APCA
Dec 09, 2009
A Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) anunciou, na última segunda-feira, 7 de dezembro, os vencedores das artes brasileiras de 2009, nas categorias Teatro, Cinema, Rádio, Literatura, Música Popular, Música Erudita, Artes Visuais, Teatro Infantil e Dança. A entrega do prêmio será em 6 de abril de 2010, em São Paulo.
Na categoria Literatura Infantil/Juvenil, o ganhador foi o romance Pivetim, do jornalista Delcio Teobaldo, publicado por Edições SM neste ano. Pivetim mostra o cotidiano de um grupo de meninos em situação de rua, sob o ponto de vista da criança. A originalidade da obra do Délcio Teobaldo, que venceu o 4º Prêmio Barco a Vapor em 2008, reside na alternância de um ponto de vista mais documental e brutalista para retratar a vida na selva das cidades (com ênfase no problema da fome e da violência física e moral) e a fantasiosa ingenuidade da visão infantil. Dessa alternância, sem sentimentalismo, o autor soube retirar grande efeito expressivo, sobretudo pelo manejo da linguagem, porosa ao modo de falar dos malandros e desvalidos.
Comentando a gênese do romance, o autor explica que Pivetim é como qualquer garoto de sua idade: tem medo de crescer e necessita do afeto e da compreensão de seus companheiros de infortúnio. Afirma Teobaldo: “Entre esses meninos, valores como amizade e solidariedade não são abstrações. Tudo é muito prático, aprendido no tranco, na brodagem. Amizade ou solidariedade é dividir o mesmo jornal, cobertor, papelão, marquise ou rango que descolaram naquele dia. Esta é a ética. Não pode ser negociada. Talvez por isto mesmo tenham tanto medo de crescer, de entrar na puberdade, de virar "sujeito-homem", porque então as relações se fragmentam; eles passam a ser visíveis e, contraditoriamente, em vez de adquirir direitos civis, ficam expostos às sanções penais.”
Aliás, boa parte do romance é ocupada pela descrição dos pactos estabelecidos entre Pivetim e seus companheiros de “viração”, Carol, Bala Perdida, Dimba e Maravilha. Um livro que mostra que aos meninos em situação de rua, tudo é dado pela metade, do carinho, à liberdade de ir e vir pra onde quer: “Isso é pra moscas, pardais, pombos e gatos. Pra gente, não.”
Délcio Teobaldo é mineiro de Ponte Nova e vive há anos no Rio de Janeiro. Jornalista, produtor e diretor de cinema e televisão, artista plástico, etnomusicólogo, ele ainda é autor de livros de ensaio, conto e de obras infanto-juvenis como Isto é coisa da idade e Quatro trancados no quarto. Pivetim é seu romance de estreia.
Título: Pivetim
Autor: Délcio Teobaldo
Número de páginas: 176
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 24,50
ISBN: 978-85-7675-409-1
Indicação: leitor crítico mais (a partir de 12 anos)
Mais informações sobre a obra estão disponíveis no site de Edições SM: www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um catálogo de serviços educacionais e livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e a valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom