Clientes
O ponto de vista do lobo em original recriação de Os Três Porquinhos
Feb 11, 2010
Os herdeiros do lobo, do brasileiro Nelson Cruz, lançado por Edições SM, é uma original recriação do clássico Os Três Porquinhos, mas pelo ponto de vista do lobo. Com um tom misto de fábula, narrativa histórica e realismo fantástico, a história é recheada de referências sutis – articuladas como enredo ou na construção de personagens e de cenário – e outras explícitas a vários dos contos de fadas, como A Bela e a Fera, Pinóquio e Cinderela, à formação do Brasil, como também do universo das artes plásticas, abarcando temas em diversas áreas do conhecimento.
Usando o recurso de “encaixe” em relação à estrutura narrativa, com uma história saindo de dentro da outra, Os herdeiros do lobo tem como narrador principal o neto de vô José, imigrante italiano que gostava de contar os causos vividos na longínqua Itália, os quais ele fantasiava enormemente.
O narrador inicialmente retoma suas origens – trazendo elementos da época da escravidão, da colonização brasileira e do período da imigração italiana – para centrar a narrativa, a partir daí, no avô materno, que será então o protagonista da aventura que ele mais gostava de contar: sua viagem ao Brasil atrás de um amigo fotógrafo que havia se embrenhado nas matas tropicais e desaparecido. Num clima de suspense crescente, valendo-se dos cartões-postais enviados pelo amigo como pistas, em meio a cenários mágicos e históricos, José se vê às voltas com a estranha família de Amarante Lobo, um ser enigmático, apartado da sociedade por vontade própria em função de uma injustiça cometida contra ele.
Além da pesquisa historiográfica e iconográfica para compor personagens, cenários e enredo, Nelson Cruz usou diversos materiais como suporte (madeira, papéis artesanais, couro etc.) para suas ilustrações, chegando a um resultado de texturas, jogo de cores e sombras e expressividade muito ricos. Há um estreito diálogo entre texto e imagem e muitas vezes o relato se apoia nos elementos visuais. As ilustrações são realistas e deslumbrantes, para dizer o mínimo.
Sobre o autor e ilustrador – Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e mora em Santa Luzia, também no estado mineiro. É autor, ilustrador e artista plástico autodidata. Recebeu prêmios nacionais e estrangeiros, como o de Melhor Ilustração Hors-Concours (FNLIJ, 2003) pelas ilustrações de Conto de Escola, de Machado de Assis (Cosac Naify, 2002), da coleção Dedinho de Prosa, para a qual também ilustrou O Aprendiz de Feiticeiro, de J.W. Goethe (2006), além de outros títulos, como No Longe dos Gerais (2004). Em 2008, junto com a mulher, a ilustradora Marilda Castanha, lançou a coleção Histórias para contar histórias, pela mesma editora. Em 2002 foi indicado ao Hans Christian Andersen de ilustração.
Título: Os herdeiros do lobo
Autor: Nelson Cruz (Brasil)
Ilustrações: Nelson Cruz (Brasil)
Número de páginas: 36
Formato: 21,5 x 28 cm
Preço: R$ 29,00
Indicação: Leitor em processo (a partir de 8 anos)
ISBN: 978-85-60820-80-1
Coleção: Comboio de Corda - Álbum
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom