Clientes
Brasileiros no Chile: grupo que participava de Congresso de literatura pode ser resgatado ainda hoje
Mar 01, 2010
Um grupo de cerca de 40 brasileiros que estão no Chile pode ser resgatado ainda hoje por um avião da Força Aérea Brasileira. Eles participavam do I Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil, iniciado no dia 26 de fevereiro e que deveria prosseguir até o último sábado, quando foram surpreendidos pelo terremoto que devastou o país. O evento, organizado pela Fundação SM e Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, foi suspenso em solidariedade ao povo chileno.
Dentre os brasileiros que participavam do encontro, estão as escritoras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado; a especialista em Monteiro Lobato, Marisa Lajolo; a ilustradora Ângela Lago; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto; Tânia Rösing, organizadora da Jornada de Passo Fundo (RS); Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura; e a secretária executiva da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) Elizabeth Serra.
A possibilidade de volta dos brasileiros ainda hoje foi aventada, mas depende de confirmação pelo governo chileno. Representantes da SM Brasil ainda no Chile estão disponíveis para entrevistas.
Alguns escritores estão conseguindo postar notícias sobre a situação dos participantes no evento no blog em espanhol: http://cuatrogatos-miau.blogspot.com
O secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, está enviando twits pelo Twitter da entidade: @_PNLL.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carlos Sandano | [email protected] | (11) 9430-3311
Katia Saisi | [email protected] | (11) 7694-9933
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom