Clientes
6º Prêmio Barco a Vapor recebe mais de 500 inscrições
Mar 17, 2010
O maior prêmio brasileiro destinado a originais inéditos de literatura infantil e juvenil, o Prêmio Barco a Vapor, registrou 557 inscritos na sua sexta edição. As inscrições encerraram-se em fevereiro.
O Prêmio é promovido pela Fundaçao SM em todos os países onde o Grupo SM atua. A versão espanhola do Prêmio Barco a Vapor completou 30 anos em 2008. Os ganhadores de cada país publicam suas obras na principal coleção de literatura de Edições SM, Barco a Vapor, que já se tornou a maior do mundo para o público infantil e juvenil: mais de 600 livros de autores de todo o mundo, com o objetivo de despertar o prazer pela leitura nos jovens leitores ibero-americanos.
A coleção Barco a Vapor está estruturada em quatro séries: Branca, para leitor iniciante (6 e 7 anos), Azul, leitor em processo (8 e 9 anos), Laranja, leitor fluente (10 e 11 anos) e Vermelha, leitor crítico (12 e 13 anos). Os originais inscritos no Prêmio Barco a Vapor precisam se encaixar em uma delas. A série que recebeu o maior número de inscritos este ano foi a Branca, que responde por mais da metade dos originais classificados.
O ganhador será divulgado no segundo semestre de 2010 e receberá R$ 30 mil em dinheiro, referente ao adiantamento de direitos autorais, além de ter sua obra publicada por Edições SM. Também poderão ser publicados outros originais inscritos e recomendados pelo júri.
No ano passado, a ganhadora foi Mariângela Haddad, autora da obra O sumiço da pantufa. O livro será lançado no Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro. Nas edições anteriores, foram premiados Delcio Teobaldo, com a obra Pivetim (2008), Flávio Carneiro, com A distância das coisas, (2007), Gláucia Lewicki, com Era mais uma vez outra vez (2006), e Caio Riter, com o título O rapaz que não era de Liverpool (2005).
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom