Clientes
30 escritores de 11 países concorrem ao VI Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
Jul 13, 2010
- Premiação reconhece autores que desenvolveram sua carreira literária no âmbito do livro infantil e juvenil.
- Candidatos são indicados por instituições relacionadas à literatura infantil e juvenil.
- A entrega do prêmio ocorre no dia 30 de novembro de 2010 na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México).
A VI Edição do Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil recebeu 30 inscrições de 11 países diferentes, todas elas apresentadas por diversas instituições culturais e educativas, associações e grupos de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.
O Prêmio tem por objetivo promover o trabalho de escritores vivos cuja obra, voltada para jovens e crianças e escrita em português ou espanhol, tenha reconhecida relevância literária.
Os finalistas serão anunciados em setembro e a entrega do prêmio, no valor de 30 mil dólares, acontece no dia 30 de novembro na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). O júri é formado por cinco membros indicados pelas instituições responsáveis pelo prêmio, todos reconhecidos especialistas em literatura infantil e juvenil.
O Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil
O Prêmio, concedido anualmente, foi criado em 2005, por ocasião do Ano Ibero-americano da Leitura. A Fundação SM promove o prêmio junto às organizações mais destacadas no âmbito cultural e educativo da Ibero-América, como o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Cerlalc), o International Board on Books for Young People (Ibby), a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco-Orealc), com o apoio da Feria Internacional do Livro de Guadalajara (FIL).
Relação de ganhadores das edições anteriores
2005: Juan Farias (Espanha)
2006: Gloria Cecilia Díaz (Colômbia)
2007: Montserrat del Amo (Espanha)
2008: Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil)
2009: María Teresa Andruetto (Argentina)
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom