Clientes
No Dia de Yemanjá, a literatura ajuda jovens leitores a descobrir a influência da cultura africana no Brasil
Jan 20, 2011
Rainha universal, senhora mãe do mundo, deusa das águas (tanto doces quanto salgadas). Yemanjá, orixá muito poderoso e respeitado, recebe homenagens nas mais diversas praias brasileiras no dia 2 de fevereiro. Para celebrar a data e entender melhor a origem desse mito, Edições SM apresenta dois títulos da escritora e ilustradora Carolina Cunha que ajudam os jovens leitores a compreenderem a lenda da mãe de todas as coisas.
O ABC afro-brasileiro (48 páginas, R$ 32) a descreve assim: “Rainha de todas as águas que fertilizam a terra, é a mãe dos orixás, por quem os nagôs e seus descendentes têm grande respeito”. E o texto continua, dando mais detalhes de Yemanjá. Nessa obra, com diversos verbetes curtos e bastante ilustrados, é possível descobrir um pouco mais sobre o significado e a penetração da cultura africana no Brasil.
Em Yemanjá (64 páginas, R$ 32), Carolina conta o dia em que a deusa saiu do mar pela primeira vez, para se casar com Orumilá, o senhor das adivinhações, e esclarece o misterioso sumiço das favas colhidas por um humilde lavrador. Essas e outras lendas, permeadas de palavras em idioma yorubá, são acompanhadas de informações sobre o culto à entidade na África, no Brasil e em Cuba.
Carolina Cunha nasceu e viveu em Salvador, Bahia. Através dos ensinamentos do etnólogo Pierre Verger e da griô Nancy Ibijare de Souza realiza há dezesseis anos um estudo sobre os temas afro-brasileiros. Já publicou Caminhos de Exu (2005), Eleguá (2007), Yemanjá (2007) e ABC afro-brasileiro (2009).
Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom