Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2011 02 Atividades educacionais em escolas de Curitiba diminuem índices de violência e promovem integração social

Clientes

Atividades educacionais em escolas de Curitiba diminuem índices de violência e promovem integração social

Feb 23, 2011

Atualmente, 86 das 179 escolas municipais de Curitiba (PR) ficam abertas nos fins de semana, das 9h às 17h, e no período de férias. São equipadas com laboratórios de informática, bibliotecas e quadras poliesportivas. A iniciativa é parte do Programa Comunidade Escola, inserido no eixo estratégico “Aprender em Curitiba” do Plano de Governo Municipal. “Recebemos a missão de formar uma escola que fosse um centro de referência para a comunidade, em termos de atividades educativas, lazer, informação; tudo isso num espaço de integração”, conta a secretária municipal de Educação e coordenadora do programa, Liliane Sabbag.

PNEDH2-profesSegundo dados levantados pela Secretaria, com a participação dos jovens nas atividades, principalmente nos fins de semana, tem diminuído o índice de violência na cidade. Afinal, é neste período que é registrada a maioria das ocorrências envolvendo menores de 18 anos. O programa teve início em 2005, com 35 escolas municipais, justamente nas regiões em que crianças e jovens estão mais expostos a riscos sociais. O propósito era desenvolver atividades que estimulassem o desenvolvimento educacional e social da população. O programa se expandiu por Curitiba e, de maio de 2005 a abril de 2010, foram contabilizadas mais de 6 milhões de participações em toda capital, sendo 49% de crianças, 34% de jovens, 16% de adultos e 1% de idosos.

PNEDH2-capoeira“Ter um espaço onde os jovens possam tanto aprender quanto passar o tempo possibilita não só o desenvolvimento das crianças, mas dos próprios pais, que também frequentam as aulas, oficinas e a biblioteca”, comenta Beatriz Vinci Pereira, coordenadora do Programa Comunidade Escola no Centro de Educação Integrado (CEI) Maestro Bento Mossurunga. A entidade está no programa desde sua fase inicial e oferece em sua unidade atividades esportivas e cursos de informática e geração de renda. De acordo com Beatriz, o respeito ao patrimônio também foi um ganho: “Os jovens passam a preservar o espaço onde passam grande parte do tempo: não há depredação das salas e quadras, e os jovens melhoram seu rendimento escolar”.

Logo PNEDH 2010Em 2010, o Programa Comunidade Escola recebeu a segunda colocação na categoria As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), realizado pela Organização dos Estados Ibero-americandos (OEI), em parceria com a Fundação SM, o Ministério da Educação e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Ele traz para todos os atores sociais envolvidos a confirmação de que estamos no caminho certo; concretiza nosso esforço”, assegura Liliane Sabbag a respeito do prêmio. A relação completa dos ganhadores do PNEDH está disponível em: www.educacaoemdireitoshumanos.com.br.

Faça o download do projeto aqui e assista ao vídeo, disponível no Canal de Edições SM do YouTube: http://www.youtube.com/edicoessm#p/u/9/cj8ZNozUNUI

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Glísia de Souza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom