Clientes
Contos resgatados da cultura popular baiana retratam as cores e a magia da ilha de Itaparica
Feb 16, 2011
A beleza e a peculiaridade da ilha de Itaparica – paradisíaco pedaço de terra cercado de arrecifes, de importância histórica, bem próximo a Salvador – formam o cenário maravilhoso no qual circulam monstros e pessoas comuns, resgatados da tradição da cultura oral baiana pelo autor Rogério Andrade Barbosa a partir de relatos de moradores locais. Duas narrativas, que combinam suspense e amor, foram reunidas em Contos de Itaparica, lançado por Edições SM.
O primeiro personagem mítico apresentado ao leitor é o Guerê, uma figura temida, metade cavalo, metade porco, conhecida por seu tamanho descomunal e sua fome insaciável. Nesse conto, a fantasia e os costumes próprios da região se misturam para dar cor e movimento à história. Já em Ana e o cego, é o encanto das cantigas populares e os sonhos de uma jovem lavadeira que embalam uma inusitada história de amor que nasce às margens do rio.
Promovendo um diálogo criativo e enriquecedor entre texto e imagem, a ilustradora Hannah Morris retrata a cultura baiana, em desenhos de fortes contrastes, com roupas, cenários, objetos e expressões faciais que remetem aos bonecos de cerâmica e a outras peças do rico artesanato local.
De texto ritmado e atraente, o lançamento é indicado para o leitor em processo (a partir de 8 anos), que através da literatura tem a oportunidade de conhecer histórias e costumes de mais um pedacinho do Brasil.
Sobre o autor – Rogério de Andrade Barbosa é professor, escritor, contador de histórias, e foi voluntário das Nações Unidas em Guiné-Bissau, África. Lançou cerca de 70 livros, alguns traduzidos para o inglês, o espanhol e o alemão. Foi premiado pela Academia Brasileira de Letras (2005) e recebeu duas vezes o prêmio White Ravens (1988 e 2001). Também publicou por Edições SM os livros: ABC do continente africano e Os amantes do lago Rotorua.
Sobre a ilustradora – Hannah Morris nasceu no estado de Vermont, Estados Unidos. Estudou Artes Visuais e passou cinco anos na África do Sul ensinando e produzindo arte e fazendo ilustrações. Atualmente vive em Nova York. Além de ilustradora de livros, é designer gráfica e colaboradora em alguns periódicos.
Título: Contos de Itaparica
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrações: Hannah Morris
Número de páginas: 32
Formato: 23 x 20,5 cm
Preço: R$ 30
Indicação: Leitor em processo (a partir de 8 anos)
ISBN: 978-85-60820-83-2
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom