Clientes
Dia Nacional do Livro Didático comemora inovações da indústria editorial
Feb 24, 2011
Recurso pedagógico importantíssimo para professores e alunos, o livro didático rouba a cena no início do ano letivo e tem um dia dedicado totalmente a ele: 27 de fevereiro. Nessa data, celebra-se o também o anseio da sociedade por políticas públicas capazes de promover a qualidade da educação e o esforço da indústria editorial por contribuir com esse objetivo.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a trajetória do livro didático no Brasil remonta ao ano de 1929, quando o governo criou o Instituto Nacional do Livro (INL) – órgão específico para legislar sobre essa área. Ao longo das décadas, a política oficial para o livro didático passou por diversas adaptações, até chegar ao atual Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), criado em 1985. A partir daquele ano, o professor passou a escolher o livro mais adequado aos seus alunos e ao projeto pedagógico da escola, um avanço importante para a valorização deste profissional e de sua autonomia em sala de aula. Houve também o estabelecimento de normas técnicas que garantem maior qualidade do material.
As editoras de livros didáticos, por outro lado, também investiram em inovação. Hoje, dedicam-se a criar bem mais do que um produto de papel. É o caso de Edições SM, cujas coleções de livros didáticos contam com um espaço no site da editora, exclusivo para o professor, que disponibiliza atividades complementares, sugestões de avaliação, recursos multimídia e outros materiais. O portfólio de didáticos da SM atende todos os níveis de ensino: Projeto Primavera (Educação Infantil) e Projeto PAI (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), Aprender Juntos (Ensino Fundamental I), coleções Para Viver Juntos (Ensino Fundamental II) e as coleções Ser Protagonista (Ensino Médio) e Filosofia e Cidadania (Ensino Médio).
Recursos digitais de apoio ao professor dão ao conteúdo um caráter mais dinâmico, além de refletir a crescente importância da integração das novas tecnologias de informação e comunicação ao ambiente escolar. O livro didático, ainda que mantenha seu formato tradicional, para se tornar acessível a todas as crianças do país, não está alheio às transformações tecnológicas.
Os professores podem conferir em: www.edicoessm.com.br.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom